Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidades do RS ficam cobertas de neve após chegada de frente fria; veja

Do UOL, em São Paulo

28/07/2021 20h29Atualizada em 28/07/2021 21h51

Com a chegada da frente fria no sul e sudeste do Brasil, cidades gaúchas tiveram seus cenários transformados na noite de hoje, sendo cobertas de neve.

Os flocos começaram a cair ainda durante a tarde, segundo registros de moradores. Horas depois, pessoas em municípios como Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Arvorezinha e Caxias do Sul já compartilhavam imagens de ruas, carros e casas tomados pelos flocos de gelo.

A onda polar que atinge a região, e que deve permanecer sobre o Brasil até 1º de agosto, promete sensação térmica de até -25°C para as regiões mais altas do Sul. Em Canela, uma das cidades que registrou forte queda de neve, a mínima hoje foi de -2°C e a máxima de 9°C, segundo o site Climatempo.

Em Gramado, Arvorezinha e São Francisco de Paula, onde a neve foi tanta que moradores fizeram até um boneco de neve, as temperaturas previstas foram as mesmas.

Já em Caxias do Sul, o frio foi mais "ameno", com temperatura mínima de 0°C e máxima de 9°C.

No início da semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já havia alertado que as condições na região Sul favoreciam a queda de neve. A presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, no dia 28, que prometia intensificar os ventos no litoral da Região Sul, favoreceu a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

A combinação de umidade com o ar frio favorece a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude. Entre os dias 28 e 31 de julho, o ar frio predominará por toda a Região Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem.