Topo

Homem aplica mata-leão em roubo de celular em área nobre de SP; veja vídeo

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 14h14

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do roubo de um celular com o uso de técnica de estrangulamento na noite de ontem em uma área nobre de São Paulo. Nas imagens, o assaltante surpreende a vítima por trás e aplica um golpe de mata-leão em frente a um prédio na rua Baronesa de Itu, em Santa Cecília, região central de São Paulo. Em seguida, cruza as pernas na cintura do homem, que fica de joelhos, deixando o aparelho no chão.

Um comparsa então se aproxima para pegar o celular e sai correndo. Em seguida, o autor do estrangulamento solta a vítima e também foge. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que cogita a hipótese de envolvimento de praticantes de jiu-jitsu no crime. As imagens foram feitas por câmeras de segurança da rua.

"Pelas imagens, é possível observar que o autor do crime sabe aplicar o golpe corretamente. Uma das hipóteses é de que o crime tenha sido cometido por ao menos um praticante de jiu-jitsu", disse o delegado Severino Pereira de Vasconcelos, do 77º Distrito Policial (Santa Cecília), que investiga o caso.

De acordo com as imagens das câmeras de segurança, o crime ocorreu às 20h10 de ontem. A Polícia Civil localizou a vítima, que registrou boletim de ocorrência e irá prestar depoimento hoje à tarde. Os investigadores também estão atrás de outras imagens que possam colaborar com a apuração do crime.

A ação ocorreu em apenas 20 segundos. O alvo do crime, um senhor com mais de 50 anos, mexe no celular quando é surpreendido pelo assaltante, um jovem de bermuda e boné. Mesmo com um porte físico inferior, o criminoso consegue rendê-lo facilmente.