Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Arcebispo pede 'forcinha' a Jesus para trazer vacina para crianças

Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes durante a Missa do Galo - Divulgação Santuário de Aparecida
Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes durante a Missa do Galo Imagem: Divulgação Santuário de Aparecida

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

25/12/2021 12h52Atualizada em 25/12/2021 13h42

O arcebispo de Aparecida dom Orlando Brandes pediu ao menino Jesus para que "faça uma forcinha" para ajudar a trazer vacina contra covid-19 para crianças do Brasil. A fala durante a Missa do Galo, realizada ontem (24) no Santuário Nacional, na véspera do dia de Natal.

"E Menino Jesus, faça uma 'forcinha' para que a vacina das crianças do Brasil chegue o quanto antes. Um grande presente de Natal: a saúde de nossos filhos, crianças e netos", declarou o arcebispo.

A declaração acontece no momento em que o Ministério da Saúde realiza uma consulta pública sobre a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos contra a covid-19.

Antes, dom Orlando também relembrou as crianças que tiveram perdas, que vivenciam situações difíceis e fez orações pelos pais.

"Nesta noite, olhando nos olhos do Menino Jesus, nós dizemos: console tantas crianças que perderam os avós, o pai e a mãe nesta pandemia. Menino Jesus, consola esses órfãos que são 14 mil no Brasil. Menino Jesus, quantas crianças vítimas da bala perdida; traga-nos a paz, Menino Jesus. Menino Jesus, em muitos países do mundo tem a criança soldado, a criança com fuzil para matar. Menino Jesus, nos livre do abuso de crianças e do trabalho escravo. Menino Jesus, dê força para as crianças sem afeto, colo e presença dos pais".

Consulta pública

A consulta pública do Ministério da Saúde fica aberta até 2 de janeiro de 2022. Segundo a pasta, no dia 4, acontecerá uma audiência pública a respeito do tema e no dia 5 será anunciada a decisão do governo federal.

As contribuições devem ser feitas no site do Participa + Brasil, usado pelo governo para fazer consultas públicas.

O UOL buscou a plataforma (https://www.gov.br/participamaisbrasil/opine), que foi alterada após relatos de instabilidade em outro sistema. Mas verificou que ainda há problemas para o acesso.

A decisão de abrir a consulta pública foi criticada por muitos especialistas, já que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação do imunizante da Pfizer — único liberado para crianças. Países como os Estados Unidos já estão vacinando o público infantil.