Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Pará de Minas: barragem pode romper, mas família recusa resgate

Do UOL, em Brasília

10/01/2022 15h44

Pará de Minas (MG), localizada a 83 quilômetros de Belo Horizonte, é uma das 145 cidades do estado que entraram em situação de emergência pelas fortes chuvas na região. Além dos transtornos e perigos causados pelos temporais, a prefeitura teme que o volume de água possa ser capaz de romper a barragem hidrelétrica da Usina do Carioca, da empresa Santanense.

Assim, foi montado um plano para remover todos os cadastrados pela Santanense como moradores da região próxima à barragem. No entanto, segundo o prefeito, Elias Diniz (PSD), duas famílias ainda não foram retiradas. "Uma não quer sair e pedimos ordem judicial, porque a barragem está em risco iminente de se romper", disse ao UOL News.

Outra remoção a ser feita é a da população ribeirinha. "Essa noite tentamos fazer o resgate, mas nem com o barco motorizado conseguimos chegar. Estamos verificando a possibilidade de chegar por helicóptero para resgatar as pessoas e checar a barragem", afirmou Diniz.

Além disso, a prefeitura montou duas centrais de operações, uma no distrito do Carioca, onde as famílias podem se abrigar, e outra em Conceição do Pará.

Situação agravada pela chuva

As fortes chuvas que atingem o Brasil, mais especificamente a região de Minas Gerais, agravaram o risco de rompimento da barragem. Por enquanto, o prefeito de Pará de Minas disse precisar de mais cálculos da empresa Santanense para entender a gravidade da situação.

"Nós não podemos dar sorte ao azar. O que acontece é que o volume de água que desceu a barragem é um volume jamais visto, foi previsto 70 milímetros de chuva de sábado para domingo e foi o dobro, 140 milímetros de água", falou ao UOL News.

Os temporais ficaram mais intensos nos últimos 10 dias, notou Diniz, mas as chuvas do último fim de semana encheram ainda mais a cabeceira da barragem, o que causou erosão em um dos dutos. "A gente continua em estado de alerta", disse.