Topo

Sobe para 145 o nº de cidades em situação de emergência após chuvas em MG

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 11h16Atualizada em 10/01/2022 12h24

Subiu para 145 o número de cidades que decretaram situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Considerando as dez mortes provocadas pela queda de uma rocha em Capitólio, já são 19 óbitos desde outubro, início do período chuvoso no estado.

Ao todo, 13.734 pessoas estão desalojadas e há 3.409 desabrigados —35 a mais que no último boletim divulgado pela Defesa Civil. Nos dois casos, são pessoas que tiveram de deixar suas casas, mas são considerados desabrigados aqueles que precisam de assistência do governo para moradia temporária.

Só no domingo (9), pelo menos dez cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte registraram pontos de alagamento após as chuvas intensas. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, houve 124 chamadas de pessoas ilhadas em:

  • Betim
  • Brumadinho
  • Contagem
  • Juatuba
  • Mário Campos
  • Mateus Leme
  • Nova Lima
  • Raposos
  • Rio Acima
  • Sabará

Em Nova Lima, as águas chegaram a atingir 2,5 metros no bairro de Honório Bicalho. Em vídeos que circulam nas redes sociais (assista abaixo), também há registros de enxurrada em Ouro Preto, cidade conhecida pela arquitetura barroca e que atrai milhares de turistas todos os anos.

Barragem pode romper

A situação é crítica na barragem hidrelétrica da Usina do Carioca, na cidade de Pará de Minas, a 83 km de Belo Horizonte, após as fortes chuvas no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, "tem água vertendo por cima e dos lados" da represa, elevando o risco de rompimento.

Ontem, a prefeitura emitiu um alerta pedindo a moradores da região que deixem suas casas devido ao risco iminente de rompimento da estrutura, que pertence à empresa Santanense.

Na manhã de hoje (10), o porta-voz dos Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, afirmou à CNN que a situação da represa segue preocupante.

A gente tem água vertendo tanto por cima da barragem como dos lados. Em decorrência disso as comportas já foram abertas, mas mesmo assim o fluxo de agua é tão intenso que foi necessária a evacuação preventiva e emergencial das comunidades."
Pedro Aihara, porta-voz dos Bombeiros de MG

Ponte se rompe

O temporal transbordou o Rio Piracicaba na tarde de ontem, rompendo parcialmente uma ponte pênsil e isolando moradores ribeirinhos na cidade de Nova Era, região central do estado.

Ao menos 200 pessoas foram acolhidas nas escolas do município, disse ao UOL a Defesa Civil municipal.

"Algumas pessoas ainda estão ilhadas. Precisamos de voluntários com barcos para ajudar", afirmou o órgão, que também resgata os móveis das casas e os levam para o abrigo.

De acordo com a Defesa Civil, os alertas de enchentes começaram já na sexta-feira (7). No sábado, a cota de inundação, de 4,7 metros, foi atingida e, no domingo, ultrapassou os 7,94 metros.

"O rio corta toda a cidade. Com a enchente, a correnteza ficou muito forte, rompeu o cabo que sustentava a ponte, que é para pedestres", afirma o órgão. "Ninguém ficou ferido, mas não dá para se aproximar da ponte nem de barco."

A prefeitura pede a voluntários com barcos, jet ski e botes que entrem em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp 31 3861-4221 para oferecer ajuda.

Dique transbordou na Grande BH

Um dique transbordou e interditou a rodovia BR-040 nas imediações de Nova Lima na manhã de sábado (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura de contenção da Barragem da Mina Pau Branco não suportou o grande volume de chuvas.

O incidente ocorreu pouco antes das 11h. A rodovia federal foi inundada e o trânsito, interrompido.

A Justiça de Minas Gerais decidiu impor à fabricante de tubos Vallourec, responsável pelo dique, uma série de medidas para conter os danos do transbordamento. A estrutura está em nível 3 de emergência, que significa risco de ruptura iminente.

A decisão judicial suspende as atividades da Vallourec no local, bloqueia R$ 1 bilhão da empresa e a obriga a tomar providências "para conter os danos ambientais e sociais" causados pelo vazamento.

Chuvas persistem

A chuva que atinge o centro e sul de Minas Gerais não deve dar trégua nos próximos dias. Para hoje, segue a previsão de tempo encoberto e com chuva, a qualquer hora, em praticamente todo o estado.

A previsão é de que o tempo continue muito instável na região da Grande Belo Horizonte nos próximos 5 dias, segundo o Climatempo. Até quinta-feira (13), a chuva será frequente e com intensidade de moderada a forte por várias horas. Ainda segundo os meteorologistas, o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce deverão ter a maior quantidade de chuva do Brasil hoje.

O sol deve aparecer entre nuvens apenas em parte do Triângulo Mineiro. No Jequitinhonha e Mucuri, momentos de mormaço ou pequena abertura do céu se intercalam com pancadas de chuva, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).