Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de SP prende cinco suspeitos de golpes em aplicativos de encontros

Polícia Militar de São Paulo prendeu um suspeito, de 23 anos, com o carro da vítima - Divulgação
Polícia Militar de São Paulo prendeu um suspeito, de 23 anos, com o carro da vítima Imagem: Divulgação

Do UOL, em Brasília

22/01/2022 17h41

A Polícia Militar (PM) de São Paulo deteve na noite de ontem (21) cinco pessoas envolvidas em duas ocorrências de golpe por aplicativos de encontros. Os suspeitos eram ouvidos na tarde de hoje (22) no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, zona norte da capital paulista.

Em uma das ocorrências, a vítima foi um homem de 51 anos que havia marcado encontro com uma mulher por meio de aplicativo. Ao chegar ao local, ele foi rendido por dois homens armados.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, os homens exigiram que a vítima entrasse no banco de trás de seu veículo. Um dos criminosos, de acordo com a SSP, assumiu a direção. A vítima foi levada a um local desconhecido e acabou entregue a um terceiro suspeito.

A SSP informou ainda que o homem permaneceu por cerca de duas horas no cativeiro. Ele foi obrigado a entregar senhas do celular e dos aplicativos de bancos. "Os criminosos fizeram transações bancárias em nome da vítima e levaram seu celular e sua carteira com todos os documentos, além de R$ 500 em dinheiro e seu veículo", disse a secretaria, por meio de nota.

A PM localizou um dos suspeitos com o veículo na noite de ontem. O homem, de 23 anos, foi preso em flagrante na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, no bairro do Jaraguá. O carro foi devolvido à vítima.

Quatro presos

A SSP informou ainda que, às 5h36 de sábado (22), quatro homens foram presos em flagrante por extorsão na rua do Farol, na Vila Itaberaba, na zona norte da capital paulista. Os homens tinham idades de 21, 23, 29 e 36 anos.

Conforme a secretaria, os policiais militares foram acionados para uma ocorrência de possível sequestro ocorrido na região da Freguesia do Ó. "Uma denúncia informava que uma pessoa amarrada teria sido retirada de dentro de um VW/Gol e era mantida dentro de uma casa na rua do Farol", informou a SSP.

No local, os policiais perceberam a presença de três homens, que se assustaram com a chegada da viatura. Eles foram abordados.

"Os PMs progrediram pelo portão da residência, que estava aberta, e em seu interior localizaram uma vítima amordaçada e com os olhos vendados no que parecia ser um cativeiro", disse a SSP por meio de nota. "No momento em que os agentes entravam na residência, um rapaz, de 29 anos, tentou fugir, mas os policiais o impediram. Ele tentou se livrar de um revólver Taurus calibre .38, mas sua tentativa foi percebida pelos policiais."

Na residência, os policiais encontraram um homem de 51 anos. Ele contou que havia ido ao bairro Sítio Morro Grande, na zona norte, para um encontro marcado por aplicativo de namoro.

"Ao chegar no local, foi tomado de assalto por pelo menos quatro suspeitos, um dos quais portando um revólver, que ordenou que saísse de seu veículo, um Suzuki/Jimny, e entrasse em um Gol, no qual permaneceu por cerca de dez minutos, sendo levado para um cativeiro, em que permaneceu por aproximadamente seis horas", informou a SSP. "Durante todo o tempo, sofreu ameaças por parte dos criminosos e teve de realizar transações por Pix e fornecer senhas."

Outros casos

A Polícia Civil de São Paulo vem registrando neste mês de janeiro ocorrências relacionadas a criminosos que se fazem passar por outras pessoas em aplicativos de namoro e relacionamento, para agendar falsos encontros. Entre 10 e 16 de janeiro, foram pelo menos três casos.

Em um deles, um homem de 31 anos morreu após ser ferido com um tiro na nuca. Ele havia ido à região de Brasilândia, na zona norte de capital, acreditando que teria encontro com uma mulher. O encontro havia sido agendado por meio de aplicativo de relacionamentos.

Cuidados antes do encontro

A Polícia Civil de São Paulo disponibiliza na internet uma cartilha com dicas para que as pessoas não caiam em golpes. No caso de aplicativos de namoro, a polícia recomenda que os encontros pessoais sejam marcados em locais públicos.

Além disso, a polícia afirma que parentes ou amigos devem ser avisados sobre o relacionamento.