Vídeo: Motorista de ônibus agride e joga passageiro para fora de coletivo
Um motorista de ônibus de Campinas, no interior de São Paulo, foi afastado do cargo após ser flagrado em um vídeo gravado por passageiros agredindo e jogando para fora um idoso que estava no coletivo. O caso aconteceu no sábado (22), porém as imagens começaram a circular nas redes sociais hoje.
O coletivo, da linha 229, circulava na região central da cidade e é de responsabilidade da empresa Expresso Campibus. UOL procurou o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Campinas), que representa as empresas de ônibus da cidade, que informou que abriu uma sindicância para apurar o caso (veja abaixo).
O vídeo, gravado por uma passageira, começa no momento em que o coletivo está em movimento na Avenida Senador Saraiva. Em um ponto de ônibus, o motorista para o ônibus e começa a discutir com o idoso.
Não é possível entender exatamente o teor da discussão. Uma vendedora de 23 anos, que estava no coletivo e pediu para não se identificar, contou ao UOL que o idoso — que aparenta ter uns 65 anos — estava 'chamando a atenção' do motorista.
"Em um ponto anterior, o motorista fechou a porta rápido demais e deixou uma passageira presa. Ele não chegou a arrancar, ela não ficou ferida, mas deu os gritos normais de quem fica preso na porta do ônibus. Ele abriu novamente e ela saiu. Nisso, o idoso foi até ele para falar que ele deveria ter mais atenção", explicou.
Segundo a jovem, o idoso parecia estar ligeiramente alterado, falando alto. No vídeo, há uma forte troca de ofensas, enquanto o veículo está em movimento: "Vai reclamar na empresa, vai procurar a polícia", disse o condutor.
Os xingamentos continuam, até que o motorista, então, após parar no ponto, parte para cima do passageiro e dá ao menos três socos. Depois, retira o homem pela porta e o arrasta na calçada do ponto de ônibus. Na sequência, pega alguns pertences dele e joga.
Passageiros indignados também começaram a questionar o motorista. "Não deixa ele aí não motorista!", grita uma mulher. A viagem continua, e o vídeo é encerrado ali.
O motivo da confusão é desconhecido. Não houve registro de boletim de ocorrência, e o idoso não foi encontrado pelo UOL para comentar o que aconteceu.
"A gente sabe que tem passageiro que às vezes passa do tom. Mas, nada justifica a agressão. Ainda mais que o motorista já tinha cometido um erro antes", finaliza a testemunha.
Sindicância é aberta para apurar caso
O SetCamp informou, em nota, que já começou a apuração do caso e abriu uma sindicância interna. O vídeo também chegou ao conhecimento da entidade patronal durante a manhã de hoje.
O motorista foi identificado no período da tarde e suspenso das atividades, mas a identidade dele não foi divulgada.
"Após a conclusão, que será feita de maneira célere, as providências cabíveis serão tomadas pois o sindicato não compactua com esse tipo de atitude. Inclusive, como a concessionária mantém um programa de reciclagem e treinamento para evitar esse tipo de situação, medidas enérgicas serão aplicadas", disse o SetCamp.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela administração geral do sistema de transportes, classificou o caso como "extremamente grave e inadmissível".
"A Emdec não compactua com nenhum tipo de violência e essa não é a conduta que um motorista do transporte coletivo deve ter. Independente do que tenha motivado o início da discussão. A Emdec já apura o caso e acionou o departamento Jurídico para verificar quais medidas pode tomar com a empresa. A Emdec também faz gestão junto a empresa para que tome as providências cabíveis com o motorista", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.