Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Motorista de ônibus agride e joga passageiro para fora de coletivo

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

24/01/2022 17h01

Um motorista de ônibus de Campinas, no interior de São Paulo, foi afastado do cargo após ser flagrado em um vídeo gravado por passageiros agredindo e jogando para fora um idoso que estava no coletivo. O caso aconteceu no sábado (22), porém as imagens começaram a circular nas redes sociais hoje.

O coletivo, da linha 229, circulava na região central da cidade e é de responsabilidade da empresa Expresso Campibus. UOL procurou o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Campinas), que representa as empresas de ônibus da cidade, que informou que abriu uma sindicância para apurar o caso (veja abaixo).

O vídeo, gravado por uma passageira, começa no momento em que o coletivo está em movimento na Avenida Senador Saraiva. Em um ponto de ônibus, o motorista para o ônibus e começa a discutir com o idoso.

Não é possível entender exatamente o teor da discussão. Uma vendedora de 23 anos, que estava no coletivo e pediu para não se identificar, contou ao UOL que o idoso — que aparenta ter uns 65 anos — estava 'chamando a atenção' do motorista.

"Em um ponto anterior, o motorista fechou a porta rápido demais e deixou uma passageira presa. Ele não chegou a arrancar, ela não ficou ferida, mas deu os gritos normais de quem fica preso na porta do ônibus. Ele abriu novamente e ela saiu. Nisso, o idoso foi até ele para falar que ele deveria ter mais atenção", explicou.

Segundo a jovem, o idoso parecia estar ligeiramente alterado, falando alto. No vídeo, há uma forte troca de ofensas, enquanto o veículo está em movimento: "Vai reclamar na empresa, vai procurar a polícia", disse o condutor.

Os xingamentos continuam, até que o motorista, então, após parar no ponto, parte para cima do passageiro e dá ao menos três socos. Depois, retira o homem pela porta e o arrasta na calçada do ponto de ônibus. Na sequência, pega alguns pertences dele e joga.

Passageiros indignados também começaram a questionar o motorista. "Não deixa ele aí não motorista!", grita uma mulher. A viagem continua, e o vídeo é encerrado ali.

O motivo da confusão é desconhecido. Não houve registro de boletim de ocorrência, e o idoso não foi encontrado pelo UOL para comentar o que aconteceu.

"A gente sabe que tem passageiro que às vezes passa do tom. Mas, nada justifica a agressão. Ainda mais que o motorista já tinha cometido um erro antes", finaliza a testemunha.

Sindicância é aberta para apurar caso

O SetCamp informou, em nota, que já começou a apuração do caso e abriu uma sindicância interna. O vídeo também chegou ao conhecimento da entidade patronal durante a manhã de hoje.

O motorista foi identificado no período da tarde e suspenso das atividades, mas a identidade dele não foi divulgada.

"Após a conclusão, que será feita de maneira célere, as providências cabíveis serão tomadas pois o sindicato não compactua com esse tipo de atitude. Inclusive, como a concessionária mantém um programa de reciclagem e treinamento para evitar esse tipo de situação, medidas enérgicas serão aplicadas", disse o SetCamp.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela administração geral do sistema de transportes, classificou o caso como "extremamente grave e inadmissível".

"A Emdec não compactua com nenhum tipo de violência e essa não é a conduta que um motorista do transporte coletivo deve ter. Independente do que tenha motivado o início da discussão. A Emdec já apura o caso e acionou o departamento Jurídico para verificar quais medidas pode tomar com a empresa. A Emdec também faz gestão junto a empresa para que tome as providências cabíveis com o motorista", finaliza.