Topo

Professor da USP: Devemos nos preparar para eventos climáticos extremos

Colaboração para o UOL

17/02/2022 19h16

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo), afirmou que cada vez mais temos que nos preparar para eventos climáticos extremos. Na entrevista, ele falou sobre as fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, causando a morte de pelo menos 111 pessoas.

Na avaliação dele, este foi mais um "recado claro" para o país de que temos que levar as mudanças climáticas a sério.

Ainda segundo Artaxo, a culpa não é da chuva. O que cabe é a nossa sociedade se preparar melhor para eventos climáticos como o que aconteceu na região serrana do Rio.

"Precisamos de políticas públicas bem pensadas e implementadas para evitarmos mortes como estas de Petrópolis, que são evitáveis", disse.

A primeira medida a ser feita, explicou o especialista, é fazer um mapeamento de áreas de risco iminente.

"Assim, na hora que tivemos o anúncio de uma chuva pesada na região, a Defesa Civil local tem que trabalhar rapidamente para retirar a população de lá e evitar essa centena de mortes", falou.

Artaxo disse ainda que o Brasil tem excelentes equipes de geólogos capazes de identificar as áreas de risco, além de sistemas de meteorologia bastante avançados, que mostram quando e aonde vai chover e a duração dos temporais.