Topo

Suspeito é levado pela PF ao local das buscas por Bruno e Dom na Amazônia

15.jun.2022 - Suspeito de envolvimento no sumiço de Dom e Bruno é levado por agentes ao local das buscas - Bruno Kelly/Reuters
15.jun.2022 - Suspeito de envolvimento no sumiço de Dom e Bruno é levado por agentes ao local das buscas Imagem: Bruno Kelly/Reuters

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

15/06/2022 14h18

A Polícia Federal do Amazonas levou hoje ao local das buscas um dos suspeitos de envolvimento no desaparecimento na Amazônia do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio), e do jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian.

Uma embarcação com agentes subiu o rio Itaquaí, percorrido por Bruno e Dom quando foram vistos pela última vez no dia 5 de junho no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte (AM). Como o suspeito estava coberto, não foi possível saber quem era. A informação foi confirmada por lideranças indígenas ouvidas pelo UOL.

Em nota enviada hoje pelo comitê de crise coordenado pela Polícia Federal confirmou a continuidade das buscas pelos desaparecidos. "Há previsão de conclusão de parte das análises periciais ainda [hoje]", disse.

15.jun.2022 - Suspeito de envolvimento no sumiço de Dom e Bruno é levado a local das buscas por agentes - Bruno Kelly/Reuters - Bruno Kelly/Reuters
15.jun.2022 - Suspeito de envolvimento no sumiço de Dom e Bruno é levado a local das buscas por agentes
Imagem: Bruno Kelly/Reuters

A Polícia Federal prendeu ontem Oseney da Costa de Oliveira, 41, segundo suspeito de envolvimento no sumiço. Ele é irmão de Amarildo da Costa de Oliveira, preso em flagrante no dia 7 deste mês por porte de munição de uso restrito.

Após agentes encontrarem vestígios de sangue no seu barco, Amarildo teve a prisão temporária decretada por suspeita de envolvimento no desaparecimento. O material está sob análise.

Segundo testemunhas, Amarildo seguia de lancha a embarcação de Bruno e Dom. Na sexta (10), uma testemunha disse à Polícia Civil ter visto Amarildo acompanhado de outro homem no barco. No entanto, a PF não divulgou se o suspeito é Oseney.

Amarildo e o irmão moram na comunidade São Gabriel, habitada por ribeirinhos que vivem de pesca e da agricultura.

Onde o indigenista e o jornalista desapareceram - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Pertences encontrados e sangue periciado

Bombeiros mergulhadores encontraram durante as buscas uma mochila de Dom submersa amarrada junto a uma árvore, segundo a Polícia Federal. Também foram localizadas roupas, calçados e um documento de Bruno.

Segundo os profissionais envolvidos nas buscas, havia indicativo de tentativa de ocultar o material, já que os pertences estavam presos à vegetação. O material foi levado para perícia em Tabatinga (AM).