Vídeos mostram rajadas de tiros e caos no trânsito durante operação na Maré
Vídeos feitos por moradores do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, registraram rajadas de tiros no início da manhã de hoje, durante a operação conjunta das polícias Militar e Civil para "combater as tentativas de investidas de uma facção criminosa contra outra", que deixou ao menos cinco mortos.
Na ação, a corporação relatou a prisão de 19 pessoas e apreensão de quatro fuzis, uma pistola, uma réplica de arma de pressão/ar comprimido, uma granada, cerca de uma tonelada de maconha, 50 pés de maconha, 48 frascos de lança-perfume e 20 carros e motocicletas roubados recuperados.
Em um dos registros, policiais aparecem se protegendo atrás de paredes, enquanto alguns moradores se encolhem em um dos cantos de um comércio. Os agentes apontam armas para alvos que estão fora da cena. Segundos depois, os barulhos de tiros começam, tomando o vídeo por vários segundos seguidos, em meio a vários gritos.
Outro vídeo feito na Maré mostra uma coluna alta de fumaça preta em uma das comunidades, atrapalhando o voo de um helicóptero que apoiava a operação. Ao fundo, também é possível ouvir barulhos de tiros, já com o céu claro.
Além da rotina dos moradores dentro do Complexo, o trânsito nos arredores também foi muito afetado pela operação policial, com linhas de transporte público sendo impedidas de circular e partes das linhas Vermelha e Amarela, importantes vias de conexão da capital carioca, interditadas.
Testemunhas gravaram uma longa fila de carros parados na Linha Vermelha, sendo bloqueados por viaturas policiais, com muitos dos motoristas e passageiros permanecendo agachados atrás dos carros ou das muretas de proteção.
Membros do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), parte da elite das polícias, estão na Vila do João e na Vila dos Pinheiros.
Ao comentar a interdição do trânsito nos arredores da comunidade, a PM afirmou que os agentes agiram "preventivamente" para "resguardar usuários da via".
Serviços prejudicados
O COR (Centro de Operações) da prefeitura do Rio de Janeiro recomenda a Avenida Brasil como alternativa para usuários das linhas paralisadas.
A Secretaria Municipal de Educação informou que 35 unidades escolares da região da Maré estão fechadas e prestando atendimento remoto para garantir a segurança de alunos e funcionários, em decorrência de operações policiais na área.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as clínicas da família Augusto Boal, Adib Jatene e Jeremias Moraes da Silva, localizadas na região da Maré, também interromperam o funcionamento na manhã de hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.