Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo flagra policial atirando e matando adolescente já rendido no ES; veja

Do UOL, em São Paulo

01/03/2023 19h32Atualizada em 02/03/2023 14h43

O caso ocorreu hoje e o jovem de 17 anos morreu após ser alvejado em Pedro Canário, no Espírito Santo.

Leia também: 5 PMs são presos por morte de adolescente rendido no ES; vídeo desmente B.O

O que aconteceu:

  • Uma câmera de segurança mostrou um jovem rendido, com as mãos para trás e sentado no chão. A PM disse não poder afirmar se o jovem estava algemado.
  • Ele se levanta, chega perto do policial e volta para perto da parede, quando é alvejado e cai no chão.
  • Após os disparos, o policial anda normalmente pela rua, um colega aponta para o jovem baleado, o agente se aproxima e as filmagens terminam.
  • Segundo a PM, duas viaturas e cinco policiais foram deslocados para atender a ocorrência; de acordo com a denúncia, pessoas envolvidas com o tráfico na região estariam armadas e intimidando moradores do local.
  • A polícia diz que houve troca de tiros, e o jovem das filmagens teria sido preso com uma pistola em uma residência -- ele teria pulado o muro.
  • No fim desta tarde, a PM disse que os três policiais envolvidos na ocorrência estão sendo ouvidos na sede do 13º Batalhão de São Mateus e será feita a prisão em flagrante dos três agentes. Eles serão encaminhados ao presídio militar.

Nas redes sociais, o governador do estado, Renato Casagrande, afirmou que recebeu as imagens da "aparente execução" e disse que a ação não "condiz com o valor da PM".

Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso.
Governador do estado, nas redes sociais

Ao UOL, a Polícia Civil informou que o corpo do adolescente foi encaminhado ao SML (Serviço Médico Legal) de Linhares para ser necropsiado e liberado aos familiares.

"A ocorrência ainda está em andamento, sob responsabilidade da Polícia Militar."