TV: Homem morre por infecção generalizada após extrair siso em Fortaleza
Um homem de 50 anos morreu por infecção generalizada uma semana após cirurgia de retirada de um dente siso em Fortaleza.
O que aconteceu
José Eliezio Oliveira Silva passou pela cirurgia no último dia 16 de maio, no Posto de Saúde Pedro Sampaio, no bairro Conjunto Palmeiras. A morte aconteceu no último dia 23 de maio. O caso foi mostrado pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará.
A família questiona o procedimento e os atendimentos realizados na unidade de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde, por sua vez, lamentou a morte, mas disse que o paciente recebeu todos os cuidados necessários.
Uma sobrinha da contou que ele estava com incômodos no dente desde janeiro, e se automedicava com analgésicos, até que decidiu marcar a extração. Inicialmente o procedimento seria realizado em 5 de maio, mas o homem apresentou um quadro de pressão alta e a cirurgia foi remarcada para o dia 16.
Não foi pedido nenhum exame ou raio-X antes da cirurgia, segundo a sobrinha de José, Isla Feitosa, informou à TV. Ainda conforme o relato da familiar, o homem não recebeu orientações e medicações para o pós-cirúrgico.
José passou a sentir febre alta, dores e um inchaço na região do pescoço, quando novamente procurou o Posto de Saúde no dia 19 de maio, e recebeu uma receita com indicação de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. A secretaria de saúde disse que, neste dia, o paciente "foi novamente acolhido e orientado sobre o uso dos medicamentos necessários".
Os sintomas, porém, pioraram, e José passou a ter dificuldades para falar, se alimentar e até andar. No dia 22, ele passou mal e foi levado à uma UPA, onde sofreu duas paradas cardíacas, e não resistiu.
O médico da UPA informou à família que ele tinha uma bactéria na região do pescoço e infecção generalizada. As causas da morte, indicadas no atestado de óbito, são choque, abscesso dental, insuficiência renal, entre outras.
Ele nem passou pela triagem, foi direto para a UTI. Quando viram, já falaram que foi por causa da extração dentária, que ele tinha contraído uma infecção generalizada que estava tomando de conta dos rins dele. [...] Isso pegou todos nós de surpresa. Meu tio sempre foi muito sorridente, uma pessoa que esbanjava saúde, ninguém nunca o via falando mal de nada, se maldizendo de nada. A gente se sente injustiçados, revoltadíssimos
Isla Feitosa, sobrinha de José
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.