Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

TV: Homem morre por infecção generalizada após extrair siso em Fortaleza

José Eliezio morreu por infecção generalizada após extrair siso  - Reprodução/TV Verdes Mares
José Eliezio morreu por infecção generalizada após extrair siso Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares

Do UOL, em São Paulo

27/05/2023 15h52

Um homem de 50 anos morreu por infecção generalizada uma semana após cirurgia de retirada de um dente siso em Fortaleza.

O que aconteceu

José Eliezio Oliveira Silva passou pela cirurgia no último dia 16 de maio, no Posto de Saúde Pedro Sampaio, no bairro Conjunto Palmeiras. A morte aconteceu no último dia 23 de maio. O caso foi mostrado pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará.

A família questiona o procedimento e os atendimentos realizados na unidade de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde, por sua vez, lamentou a morte, mas disse que o paciente recebeu todos os cuidados necessários.

Uma sobrinha da contou que ele estava com incômodos no dente desde janeiro, e se automedicava com analgésicos, até que decidiu marcar a extração. Inicialmente o procedimento seria realizado em 5 de maio, mas o homem apresentou um quadro de pressão alta e a cirurgia foi remarcada para o dia 16.

Não foi pedido nenhum exame ou raio-X antes da cirurgia, segundo a sobrinha de José, Isla Feitosa, informou à TV. Ainda conforme o relato da familiar, o homem não recebeu orientações e medicações para o pós-cirúrgico.

José passou a sentir febre alta, dores e um inchaço na região do pescoço, quando novamente procurou o Posto de Saúde no dia 19 de maio, e recebeu uma receita com indicação de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. A secretaria de saúde disse que, neste dia, o paciente "foi novamente acolhido e orientado sobre o uso dos medicamentos necessários".

Os sintomas, porém, pioraram, e José passou a ter dificuldades para falar, se alimentar e até andar. No dia 22, ele passou mal e foi levado à uma UPA, onde sofreu duas paradas cardíacas, e não resistiu.

O médico da UPA informou à família que ele tinha uma bactéria na região do pescoço e infecção generalizada. As causas da morte, indicadas no atestado de óbito, são choque, abscesso dental, insuficiência renal, entre outras.

Ele nem passou pela triagem, foi direto para a UTI. Quando viram, já falaram que foi por causa da extração dentária, que ele tinha contraído uma infecção generalizada que estava tomando de conta dos rins dele. [...] Isso pegou todos nós de surpresa. Meu tio sempre foi muito sorridente, uma pessoa que esbanjava saúde, ninguém nunca o via falando mal de nada, se maldizendo de nada. A gente se sente injustiçados, revoltadíssimos
Isla Feitosa, sobrinha de José