Ventos de até 60 km/h: o que esperar de novo ciclone que se forma no Sul
Um novo ciclone pode se formar em parte do Rio Grande do Sul nesta semana. Na noite de ontem, a Defesa Civil do estado publicou um alerta para chuva forte, queda de granizo, descargas elétricas e ventos de até 60 km/h.
Esse deve ser o quarto ciclone da região em apenas dois meses. No entanto, a MetSul Meteorologia reforçou que, apesar da chuva, do vento e da queda de temperatura, o novo ciclone extratropical terá impactos menores do que o último que atingiu a região, já que esse se formará e permanecerá sobre o mar.
"O ciclone desta semana vai se formar muito mais ao Sul, na costa do Uruguai, e o seu campo de vento será muito menos intenso, menor em dimensão, e mais concentrado sobre o Oceano Atlântico. O Rio Grande do Sul vai estar na periferia do campo de vento mais forte", informou a meteorologista Estael Sias em nota do site.
Ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia emitido o aviso meteorológico de perigo potencial com chuvas intensas no estado do Rio Grande do Sul. O órgão previu chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos entre 40 e 60 km/h.
Hoje, em Porto Alegre, por exemplo, a previsão é de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 15ºC e máxima de 20ºC.
Segundo a Climatempo, que também alertou para temporais isolados na metade sul do estado, o novo ciclone pode ser explicado pela passagem de uma frente fria pelo estado e a mudança da circulação dos ventos.
Frente fria chega a São Paulo
Na quinta-feira (27), a frente fria começa a avançar sobre a costa da região Sudeste. Ainda de acordo com a Climatempo, a temperatura também cai na capital paulista a partir de sexta-feira.
Previsão para a capital paulista, de acordo com a Climatempo:
Terça-feira: entre 15ºC e 27ºC
Quarta-feira: entre 15ºC e 28ºC
Quinta-feira: entre 16ºC e 27ºC - com previsão de chuva
Sexta-feira: entre 16ºC e 24ºC - com expectativa de chuva também
Sábado: entre 16ºC e 21ºC
Domingo: entre 11ºC e 18ºC
*Com informações do Estadão
Deixe seu comentário