Menina de 5 anos e jovem morrem baleados em ação da PM no Rio de Janeiro
Uma menina de cinco anos e um jovem de 17 anos foram mortos a tiros hoje (12) na Ilha do Governador, zona norte do Rio, após duas ações policiais no local. Moradores afirmam que os tiros partiram de policiais militares.
O que aconteceu
A Polícia Militar diz que o rapaz foi atingido em uma troca de tiros. Segundo a corporação, dois homens em uma moto atiraram contra policiais do Batalhão da Ilha do Governador após uma abordagem durante a madrugada — o que estava na guarupa foi baleado e levado ao Hospital Municipal Evandro Freire.
A PM afirma que o jovem baleado estava armado e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O motociclista foi encaminhado à 37ª DP para prestar depoimento.
Após a ação, manifestantes tomaram a rua Paranapuã, onde o jovem foi morto, e atearam fogo em um ônibus. A PM afima que atua no patrulhamento da região para evitar obstrução de vias ao longo da manhã.
A PM diz que policiais foram informados sobre a criança de cinco anos baleada somente após a manifestação. A menina Eloá da Silva dos Santos foi socorrida por familiares ao Hospital Municipal Evandro Freire após ser atingida dentro de casa, mas já chegou morta ao local, de acordo com a unidade.
Eloá é a sétima criança morta por bala perdida na região metropolitana do Rio em 2023, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado — em dois anos, foram 15 vítimas menores de 18 anos baleadas, conforme levantamento da ONG Sou da Paz. Na última segunda (7) Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, foi assassinado na Cidade de Deus.
Nas redes sociais, moradores afirmam que o tiro foi disparado por agentes. A PM, porém, diz que não havia operação policial na comunidade. Segundo a polícia, haverá uma apuração das ações, junto à corregedoria. Já a Polícia Civil afirmou que a Delegacia de Homicídios investiga o caso.
As câmeras corporais dos policiais serão disponibilizadas para auxiliar as investigações.
Nota da Polícia Militar
A polícia matou mais uma criança, uma menina de 5 anos dessa vez, daqui a pouco vão falar que tinha uma pistola caída do lado dela e que ela era traficante, igual fizeram com Thiago
-- André de Ogum (@YUNGBLACK1999) August 12, 2023
48% das crianças e adolescentes baleados no Rio são atingidos em ação policial
A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou ao menos 601 crianças e adolescentes baleados nos últimos sete anos. Desse total, 286 foram atingidos em ações policiais — o que representa 47,5%. Os dados fazem parte de um levantamento do Instituto Fogo Cruzado divulgado ontem.
O levantamento mostra que 267 crianças e adolescentes foram mortos e 334 ficaram feridos no período analisado — entre 5 de julho de 2016 e 8 de julho de 2023.
315 crianças e adolescentes foram atingidos em disputas entre grupos armados, em execuções, homicídios, tentativas de homicídio, brigas, vítimas de disparos acidentais e ataques a civis.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberA história do Rio de Janeiro é marcada por crianças e adolescentes mortos e feridos. A gente sabe que não são casos isolados. Ágatha Félix, Maria Eduarda, João Pedro, Kauã, Alice, Emilly e Rebecca. Todo mundo lembra de um destes nomes.
Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.