Conteúdo publicado há 8 meses

Apagão: MME diz que sistema foi restabelecido, 'restando ajustes pontuais'

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou que o Sistema Nacional de Energia foi restabelecido às 14h49 desta terça-feira, pouco mais de seis horas após o incidente que causou um apagão elétrico em 25 dos 26 estados e o Distrito Federal.

O que aconteceu

Restam agora "ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", de acordo com nota do MME.

Foi determinado que a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) "intensifiquem, agora, as ações para levantar as causas da interrupção do fornecimento de energia", disse o ministro de Minas e Energia.

Alexandre Silveira disse ainda que os serviços de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram restituídos cerca de 45 minutos após o incidente, enquanto nas regiões Norte e Nordeste a energia foi restaurada no início da tarde.

Entenda o apagão

O ONS, operador do SIN (Sistema Interligado Nacional), informou que houve uma "ocorrência no sistema" às 8h31, causando uma "separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste". O SIN é responsável pela transmissão elétrica entre as regiões do território nacional. Roraima foi o único estado não afetado por não fazer parte do SIN.

Dados em tempo real do ONS mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

De acordo com órgão, assim que aconteceu a falha elétrica uma "ação controlada" foi realizada propositalmente para que o problema não se espalhasse no Sul e Sudeste com a mesma intensidade que afetou o Norte e o Nordeste do país.

Continua após a publicidade

A ocorrência no SIN ainda não foi esclarecida, mas o ONS explicou que a separação elétrica, que interrompeu a energia no Sul e Sudeste, "foi controlada" para "evitar a propagação". Houve pelo menos 16 mil MW (megawatts) de energia interrompida.

Assim que a situação foi identificada, iniciou-se uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência no SIN continuam sendo apuradas, indicou o órgão.

Em nota divulgada às 15h35, o ONS informou que o SIN foi 100% recomposto às 14h49. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05 e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33.

Apagão atingiu estados das cinco regiões

O colunista do UOL Josias de Souza apurou que o Ministério de Minas e Energia tratou a situação como um "apagão".

Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas. Apenas em Roraima não houve registro.

Continua após a publicidade

Veja abaixo os estados que foram afetados

Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes