'Cavalo Tarado': Sindicato critica Paes por responsabilizar só diretores

O Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nota nesta quarta-feira (30) em que questiona as ações do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), após a divulgação do vídeo de uma apresentação com a música "Cavalo no Cio" em uma escola da Cidade de Deus, zona oeste da capital.

O que aconteceu

O Sepe diz que a prefeitura tem sido "contraditória" na condução do caso. Hoje, os diretores de quatro escolas que tiveram apresentação do mesmo grupo foram afastados até a conclusão de uma sindicância que apura os fatos.

A Companhia Artística Suave, dirigida pela coreógrafa Alice Rippol, é responsável pela apresentação. O Sepe argumenta que é a Secretaria Municipal de Educação que estabecele convênio com a companhia — não as escolas, de forma individual.

A dançarina Thamires Candida, integrante da companhia, disse, em vídeo no TikTok, que "as crianças estão muito felizes" com a apresentação. Depois, a mulher apagou o perfil dela na rede.

Com o nome "Suave na educação", as exibições do grupo ocorreram nas unidades Ciep Luiz Carlos Prestes, Ciep Gustavo Capanema, Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho e Escola Municipal Rivadavia Correia.

Se o argumento usado pelo prefeito foi de que a prefeitura fora 'enganada', como responsabilizar as direções? Essas não teriam sido também enganadas sobre a 'classificação livre' das apresentações?
Nota do Sepe-RJ

O sindicato afirma que a suspensão aos diretores é um "desespero pela proximidade do ano eleitoral". Também diz que seu corpo jurídico está à disposição dos profissionais no caso que classificou como "assédio por parte dos gestores públicos".

Por fim, o Sepe critica a falta de "uma política de cultura nas escolas, que padecem sem professores de artes, sem oficinas culturais, sem apoio e incentivo a apresentações artísticas, sem condições estruturais de desenvolver atividades pedagógicas planejadas, sem transporte para visita a museus, teatros e demais equipamentos culturais".

O UOL procurou a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Educação e não teve retorno. Também tenta contato com Alice Rippol, sem sucesso. Em caso de resposta, este texto será atualizado.

Continua após a publicidade
Em parte da apresentação, mulher vestida de cavalo chega a pegar mochila de aluna
Em parte da apresentação, mulher vestida de cavalo chega a pegar mochila de aluna Imagem: Reprodução de vídeo

Entenda o caso

O vídeo da apresentação da Cia Suave, realizada com alunos do CIEP Luiz Carlos Prestes, foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver uma dançarina com máscara de cavalo interagindo com as crianças ao som de "Cavalo Tarado".

As crianças dançam com o grupo e a pessoa com máscara de cavalo chega a brincar com a mochila de uma das alunas.

O prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para afirmar que o vídeo foi "absurdo" e disse que endureceria as regras de apresentações nas escolas do município.

Queria entender o que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso aqui é algo que possa ser apresentado para crianças.
Eduardo Paes, em vídeo publicado nas redes sociais

Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Educação afirmou que o grupo de dança "agiu de má-fé" ao oferecer um "espetáculo com classificação livre" para as crianças. O órgão classificou o conteúdo da apresentação como inadequado.

O DJ Wallace, conhecido como MC Wallace Cavalo, autor da música "Cavalo no Cio" criticou a escolha do grupo pela "versão adulta" do funk.

Deixe seu comentário

Só para assinantes