Vin Diesel do crime: quem era foragido achado morto em meio a disputa no RJ
Luís Paulo Aragão Furtado, conhecido como Vin Diesel, foi encontrado morto no último dia 16 no bairro da Gardênia Azul, zona oeste do Rio. Sua morte faz parte da disputa por território que começou após a ligação da milícia com o Comando Vermelho, maior facção carioca.
Quem era Vin Diesel?
Milícia de Gargalhone. Luís Paulo Aragão Furtado, o Vin Diesel, fazia parte da milícia de Leandro Siqueira de Assis, o Gargalhone, no bairro da Gardênia Azul, zona oeste do Rio.
Deixou o grupo pelo CV. Em janeiro deste ano, porém, ele saiu do grupo paramilitar de Gargalhone para ajudar o Comando Vermelho a tomar o poder na região, indicam as investigações.
Guerra de milícias. Antes disso, ele já havia participado de outro conflito entre grupos. Segundo o jornal O Dia, em janeiro de 2021, ele participou de uma guerra entre milícias na Gardênia Azul. Na época, a área era dominada pela milícia de Edmilson Gomes Menezes, o Macaquinho, e foi tomada pela milícia de Gargalhone —que foi morto a tiros em maio deste ano.
Procurado pela polícia. Também em 2021, o Portal dos Procurados, um projeto que visa auxiliar a polícia na busca de foragidos, lançou um cartaz com fotos de milicianos da Gardênia Azul —e Vin Diesel era um deles.
Prisão após denúncia. Já em outubro de 2022, ele foi preso por porte ilegal de armas. De acordo com O Globo, a prisão foi feita por policiais militares da Corregedoria Geral. Ele foi encontrado justamente após o Disque Denúncia receber informações sobre sua localização. Ainda segundo informações do jornal, com ele foram apreendidos uma pistola, 32 munições, dois celulares e joias.
Morte em meio à disputa. De volta à comunidade, ele foi encontrado morto na Gardênia Azul no último dia 16. Vin Diesel estava sendo procurado pela Justiça e tinha dois mandados de prisão por homicídio qualificado. Sua morte faz parte da disputa por território que deixou mortos na Gardênia Azul e Recreio dos Bandeirantes neste ano.
O que aconteceu:
O Comando Vermelho se aliou com a maior milícia do Rio de Janeiro e expandiu a sua área de domínio para a zona oeste da capital fluminense, segundo a Polícia Civil. Os primeiros indícios da nova aliança do crime organizado surgiram no começo do ano e as investigações indicam que a facção criminosa passou a atuar na Gardênia Azul, reduto tradicional da milícia na zona oeste do Rio.
A disputa por território deixou ao menos 20 mortos na Gardênia Azul e Recreio dos Bandeirantes neste ano, segundo a Polícia Civil. O último assassinato ocorreu no dia 16, quando a Delegacia de Homicídios encontrou o corpo do miliciano Luís Paulo Aragão Furtado, o Vin Diesel.
Vin Diesel foi morto porque teria auxiliado o Comando Vermelho a tomar o poder ali.
Deixe seu comentário