Porto Alegre ultrapassa marca histórica de chuvas e Guaíba tem alerta
Um alerta de inundação foi emitido para o rio Guaíba, localizado em Porto Alegre, na manhã de hoje. Fortes chuvas que atingem a região causaram novas enchentes e ocasionaram a morte de uma mulher na tarde de ontem.
O que aconteceu?
O alerta para o rio, que banha Porto Alegre e outros quatro municípios da Região Metropolitana da capital, foi emitido pouco antes das 9h pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Ele é válido por 24 horas, segundo o órgão.
Além disso, outros três alertas de inundação de rios estão em curso no estado até as 17h de hoje: no Caí, entre São Sebastião do Caí e Montenegro; Sinos, entre Taquara e São Leopoldo, e Gravataí, entre os municípios de Gravataí e Canoas.
A morte de uma mulher de 60 anos que ficou presa em um carro que atravessava uma inundação em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi registrada ontem.
Elizabete Terezinha Nunes estava com o marido e os netos dentro do veículo, que foi levado pela água. O homem conseguiu salvar as crianças, mas não conseguiu retirar a mulher do carro.
Mês com maior volume de chuva da história.
Com 62 milímetros de precipitações registrados nessa terça-feira (26), setembro se tornou o mês com maior volume de chuva em Porto Alegre desde o início das medições, em 1910, segundo a MetSul.
Até a manhã de hoje, 413,8 milímetros foram registrados, número que superou as chuvas de maio de 1941, quando 405,5 milímetros foram registrados.
Ao todo, 49 mortes foram oficialmente confirmadas pela Defesa Civil por causa dos eventos climáticos sequenciais que atingem a região desde o começo do mês.
A morte da mulher de 60 anos, confirmada pelo Corpo de Bombeiros, ainda não foi adicionada à contagem oficial da Defesa Civil.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.