Defesa Civil alerta para chuvas intensas no Sudeste; RJ preocupa
A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para as fortes chuvas que vão atingir a região Sudeste entre hoje (21) e sábado (23).
O que aconteceu
Chuvas intensas devem atingir região Sul e Sudeste. A Defesa Civil Nacional colocou um alerta para as fortes chuvas que vão atingir São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na região, a previsão é de queda de mais de 200 mm de chuva.
Risco hidrológico é alto no Rio e em São Paulo. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais espera que "acumulados expressivos" de chuva caiam sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro Fluminense (com destaque para a Região Serrana), Sul Fluminense (RJ) e Vale do Paraíba (SP).
Cemaden vê risco muito alto de deslizamento no RJ e em MG. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais prevê que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (destaque para a Região Serrana), Centro Fluminense e Zona da Mata Mineira têm risco muito alto de deslizamentos.
Cuidados que população deve tomar
Defesa Civil orienta população. Em coletiva de imprensa, a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração indicaram cuidados que a população das áreas afetadas deve tomar:
- Obedeça sirenes, deixar sua casa caso seja pedido e seguir orientações de autoridades. Vale o mesmo para carros de som e mensagens de SMS.
- Obedeça ordens de autoproteção e pense na vida em primeiro lugar.
- Envie seu CEP para o número 40199 e receba alertas da Defesa Civil em seu celular.
- Entre em contato com a Defesa Civil local para se informar quais são os refúgios mais próximos e sobre riscos.
- Busque abrigo em áreas seguras e aguarde até que a chuva pare.
- Evite atravessar regiões alagadas. A exposição e o contato com a água contaminada podem causar doenças como hepatites virais, leptospirose, diarreias e verminoses.
- Se informe em fontes oficiais. Leia a cartilha de deslizamentos da Defesa Civil e a de enchentes do Ministério da Saúde.
#Alerta de #chuvas intensas no Brasil entre os dias 21 a 23 de Março.
-- Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) March 21, 2024
?? Não se esqueça: busque abrigo em áreas seguras e aguarde até que a chuva pare. Evite atravessar regiões alagadas, já que podem representar perigos em potencial. pic.twitter.com/kku1VFeK0f
Marinha alerta para ressacas
Há possibilidade de ressaca marítima e ondas de até 3 metros de altura. Alerta vai do norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre a tarde desta sexta-feira (22) a domingo, informou a Marinha. Temperatura em Santos deve cair, chegando a 22 ºC amanhã, e em Arraial do Cabo os termômetros podem passar de 35 ºC nesta quinta para 25 ºC nesta sexta.
Em RS e SC, ondas podem chegar a 2,5 metros. Ressaca também é esperada na faixa litorânea ao norte de Chuí (RS) e ao sul de Laguna (SC).
Marinha sugere que os navegantes consultem condições do tempo. Isso pode ser feito na página do Facebook do Serviço Meteorológico Marinho.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.