Conteúdo publicado há 7 meses

Defesa Civil alerta para chuvas intensas no Sudeste; RJ preocupa

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para as fortes chuvas que vão atingir a região Sudeste entre hoje (21) e sábado (23).

O que aconteceu

Chuvas intensas devem atingir região Sul e Sudeste. A Defesa Civil Nacional colocou um alerta para as fortes chuvas que vão atingir São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na região, a previsão é de queda de mais de 200 mm de chuva.

Risco hidrológico é alto no Rio e em São Paulo. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais espera que "acumulados expressivos" de chuva caiam sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro Fluminense (com destaque para a Região Serrana), Sul Fluminense (RJ) e Vale do Paraíba (SP).

Cemaden vê risco muito alto de deslizamento no RJ e em MG. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais prevê que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (destaque para a Região Serrana), Centro Fluminense e Zona da Mata Mineira têm risco muito alto de deslizamentos.

Cuidados que população deve tomar

Defesa Civil orienta população. Em coletiva de imprensa, a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração indicaram cuidados que a população das áreas afetadas deve tomar:

  • Obedeça sirenes, deixar sua casa caso seja pedido e seguir orientações de autoridades. Vale o mesmo para carros de som e mensagens de SMS.
  • Obedeça ordens de autoproteção e pense na vida em primeiro lugar.
  • Envie seu CEP para o número 40199 e receba alertas da Defesa Civil em seu celular.
  • Entre em contato com a Defesa Civil local para se informar quais são os refúgios mais próximos e sobre riscos.
  • Busque abrigo em áreas seguras e aguarde até que a chuva pare.
  • Evite atravessar regiões alagadas. A exposição e o contato com a água contaminada podem causar doenças como hepatites virais, leptospirose, diarreias e verminoses.
  • Se informe em fontes oficiais. Leia a cartilha de deslizamentos da Defesa Civil e a de enchentes do Ministério da Saúde.

Marinha alerta para ressacas

Há possibilidade de ressaca marítima e ondas de até 3 metros de altura. Alerta vai do norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre a tarde desta sexta-feira (22) a domingo, informou a Marinha. Temperatura em Santos deve cair, chegando a 22 ºC amanhã, e em Arraial do Cabo os termômetros podem passar de 35 ºC nesta quinta para 25 ºC nesta sexta.

Continua após a publicidade

Em RS e SC, ondas podem chegar a 2,5 metros. Ressaca também é esperada na faixa litorânea ao norte de Chuí (RS) e ao sul de Laguna (SC).

Marinha sugere que os navegantes consultem condições do tempo. Isso pode ser feito na página do Facebook do Serviço Meteorológico Marinho.

Deixe seu comentário

Só para assinantes