Conteúdo publicado há 20 dias

Sul do país tem primeira neve do ano; previsão é de geada nos próximos dias

A região Sul do Brasil registrou a primeira neve do ano nesta terça-feira (28). A temperatura em um grande número de cidades sequer superou os 10ºC, e em outras nem ultrapassou a marca dos 5ºC durante a tarde, segundo a agência meteorológica MetSul. Uma nota divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mais cedo avisava sobre a possibilidade de neve na região.

O que aconteceu

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a ocorrência de neve. Uma gravação mostra flocos de neve caindo em uma plantação da cidade de São Joaquim (SC). "Fenômeno teve breve duração e foi fraco", segundo a MetSul. Outro vídeo publicado nas redes sociais mostra flocos de neve caindo em Serra Grande, na cidade de Gramado (RS).

A tarde foi gelada no Rio Grande do Sul. O Inmet registrou 3,2ºC em São José dos Ausentes; 4,6ºC em Cambará do Sul; 4,9ºC em Vacaria, 5,7ºC em Lagoa Vermelha; 5,8ºC em Canela; 6,4ºC em Erechim; 6,6ºC em Caxias do Sul; e 6,9ºC em Bento Gonçalves.

Porto Alegre registrou 12ºC, com tempo fechado. Por causa do vento que insistia em soprar pelo ciclone na costa, a percepção de frio era maior para quem estava nas ruas.

Previsão é de temperaturas baixas e geada em várias cidades do Sul nos próximos dias. Segundo a MetSul, o ciclone na costa impulsiona ar mais seco, o que traz tempo mais aberto à noite com resfriamento maior e condições mais propícias para geada.

As áreas de maior altitude do RS e de SC registram as menores temperaturas nas madrugadas de quinta (30) e sexta-feira (31). Os termômetros podem marcar até 1ºC ou 2ºC negativos entre a área de São José dos Ausentes e o Planalto Sul Catarinense.

A capital também deve registrar as menores temperaturas mínimas nas madrugadas de quinta e sexta, com 8ºC ou 9ºC nos dois dias. Mas marcas ainda mais baixas podem ser registradas em bairros periféricos e em pontos da Grande Porto Alegre, onde pode fazer 6ºC ou 7ºC.

Tardes amenas

Apesar das notes mais frias, a MetSul afirma que as tardes devem ser mais amenas no RS. As máximas, inclusive, passam de 20ºC no final da semana.

Continua após a publicidade

Com o avanço do ar frio impulsionado pelo ciclone, a geada deve se formar em vários pontos do Paraná e até em locais do Sudeste e do Centro-Oeste.

O ar frio também alcançou o oeste do estado de São Paulo. Campo Grande pode amanhecer com apenas 9ºC ou 10ºC nesta quarta-feira (29).

A MetSul aponta que a capital paulista pode registrar mínimas em torno de 9ºC e 10ºC nesta quarta e na quinta, e de 11ºC a 12ºC nos dias seguintes. As madrugadas seguem frias na cidade até o começo da semana que vem.

O Inmet também divulgou um alerta, na tarde desta terça, para vários municípios do RS. As seguintes áreas devem ser afetadas: região metropolitana de Porto Alegre, sul catarinense, Serrana, nordeste rio-grandense e sudeste rio-grandense.

Deixe seu comentário

Só para assinantes