"A maior das vitórias raciais no Brasil", diz advogado após decisão do STF
A liminar concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski obrigando os partidos políticos a financiarem de forma proporcional os candidatos negros já nas eleições deste ano foi "a maior das vitórias" para a causa racial no Brasil para o advogado Irapuã Santana, da ONG Educafro.
"É a maior das vitórias de cunho racial da democracia brasileira. A partir do momento em que fica reconhecida a necessidade de fazer um investimento proporcional em candidatos negros, os partidos vão ter que sair da zona de conforto e aplicar o que a lei determina", disse ele em entrevista ao jornal O Globo.
Para o advogado, a decisão dá "mais chances" às pessoas negras "de se eleger e desenhar políticas públicas voltadas à população negra".
Em 2018, Santana e Frei David, presidente da Educafro, entraram com uma consulta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que o órgão estendesse a regra válida para candidaturas femininas, que tinham cotas, para os candidatos negros.
A decisão de Lewandowski antecipou a decisão anterior do TSE que previa a entrada em vigor dessa determinação apenas nas eleições de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.