Topo

"A maior das vitórias raciais no Brasil", diz advogado após decisão do STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, antecipou a regra já aprovada pelo TSE para as eleições deste ano - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, antecipou a regra já aprovada pelo TSE para as eleições deste ano Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 09h08

A liminar concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski obrigando os partidos políticos a financiarem de forma proporcional os candidatos negros já nas eleições deste ano foi "a maior das vitórias" para a causa racial no Brasil para o advogado Irapuã Santana, da ONG Educafro.

"É a maior das vitórias de cunho racial da democracia brasileira. A partir do momento em que fica reconhecida a necessidade de fazer um investimento proporcional em candidatos negros, os partidos vão ter que sair da zona de conforto e aplicar o que a lei determina", disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

Para o advogado, a decisão dá "mais chances" às pessoas negras "de se eleger e desenhar políticas públicas voltadas à população negra".

Em 2018, Santana e Frei David, presidente da Educafro, entraram com uma consulta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que o órgão estendesse a regra válida para candidaturas femininas, que tinham cotas, para os candidatos negros.

A decisão de Lewandowski antecipou a decisão anterior do TSE que previa a entrada em vigor dessa determinação apenas nas eleições de 2022.