Topo

PCdoB escolhe enfermeira como vice de Orlando Silva em SP

A chapa do PCdoB para a disputa à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Orlando Silva e a enfermeira Andrea Barcelos - Divulgação
A chapa do PCdoB para a disputa à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Orlando Silva e a enfermeira Andrea Barcelos Imagem: Divulgação

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

15/09/2020 19h00

A enfermeira Andrea Barcelos (PCdoB) é a candidata a vice na chapa do deputado federal Orlando Silva, que disputará a Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB. A decisão foi anunciada hoje pelo partido. A definição, porém, aconteceu em reunião ontem.

Filiada ao PCdoB desde 1993, Andrea trabalha no Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvea, na zona leste de São Paulo. No momento, ela está licenciada do cargo.

A candidata também é diretora honorária do Sindicato dos Bancários. Ela foi bancária por 22 anos e se formou em enfermagem em 2006. Andrea também integra a Igreja Presbiteriana da Penha.

O anúncio da vice acontece dez dias após a convenção do partido, em 5 de setembro, que oficializou a candidatura de Silva. O PCdoB ainda aguardava movimentações em possíveis aliados, como a Rede, partido que acabou por decidir lançar a deputada estadual Marina Helou na disputa.

Sem aliados, o PCdoB optou pela chapa pura, quando os dois candidatos são do mesmo partido. Dos candidatos na disputa, apenas dois terão vices de outras siglas.

O prefeito Bruno Covas, após pressão de partidos aliados, decidiu escolher o vereador Ricardo Nunes (MDB) como vice. Já o ex-governador Márcio França (PSB) terá a companhia de Antonio Neto, presidente municipal do PDT. O primeiro turno da eleição acontece em 15 de novembro.