Justiça Eleitoral e agências de checagem vão conferir fake news na eleição
Uma parceria entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nove agências de checagem vai atuar para analisar e desmentir fake news divulgadas durante o processo eleitoral. A parceria foi formalizada hoje, em evento virtual com a participação do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
As notícias checadas a partir desse grupo serão publicadas na página "Fato ou Boato", no site da Justiça Eleitoral (www.justicaeleitoral.jus.br). O acesso ao site durante as eleições não consumirá o pacote de dados dos usuários.
Participam do projeto de checagem o UOL Confere, projeto do UOL, AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica e Fato ou Fake.
O objetivo é que as agências de checagem estejam em contato com órgãos da Justiça Eleitoral para identificar notícias falsas sobre as eleições e encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas.
Na cerimônia de hoje, o ministro Luís Roberto Barroso ressaltou a importância do combate à desinformação para a vitalidade da democracia.
"A democracia depende da livre circulação de ideias e opiniões. Se a democracia for capturada pelos que divulgam mentira, divulgam ódio, ela não terá como sobreviver", afirmou o presidente do TSE. "Estaremos enfrentando a desinformação também com a imprensa profissional e as agências checadoras de notícias."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.