Topo

Marcelo Belinati (PP) é reeleito prefeito de Londrina

Marcelo Belatini (PP) é reeleito em Londrina (PR) - Divulgação
Marcelo Belatini (PP) é reeleito em Londrina (PR) Imagem: Divulgação

Vinícius Boreki

Colaboração para o UOL, em Curitiba

15/11/2020 20h06Atualizada em 16/11/2020 01h12

Com 68,66% dos votos, Marcelo Belinati (PP) é reeleito prefeito de Londrina, a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Será a segunda vez que Belinati comandará o município de 575 mil habitantes.

Após dois mandatos consecutivos de vereador (entre 2005 e 2012) e dois anos como deputado federal (entre 2015 e 2016), Belinati assumiu a prefeitura da segunda principal cidade do Paraná para o seu primeiro mandato em 2017 e, agora, garantiu a segunda gestão.

Belinati, 49, construiu uma coligação com outros cinco partidos: PL, PSDB, PTB, Solidariedade e Patriota. Tratou-se da maior chapa entre os dez postulantes a assumir o comando da cidade.

Entre os candidatos, destaque para Barbosa Neto (PDT), que comandou Londrina entre 2009 e 2012, e Boca Aberta, que se tornou o principal adversário nas pesquisas de intenção de voto.

O deputado federal, que constituiu a chapa com o seu filho, Boca Aberta Júnior (deputado estadual pelo PROS), é reconhecido por iniciativas polêmicas, como o Projeto de Lei apresentado na Câmara Federal que previa a amputação das mãos de políticos condenados por crimes de corrupção contra o patrimônio público após a condenação em primeira instância.

Tanto Barbosa Neto quanto Boca Aberta tiveram suas candidaturas indeferidas pela justiça eleitoral, mas continuaram participando do pleito com recursos, tornando-se uma das principais polêmicas da campanha.

IPTU e retomada econômica

Durante a sua gestão, Belinati foi criticado pelo aumento do IPTU, que teve uma alteração na planta de valores, fazendo com que o imposto de algumas propriedades subisse até mesmo 400%.

O prefeito alegou que a medida era necessária, pois permitiria o desenvolvimento do município com a entrada de recursos oriundos da taxa. Nesta campanha, Belinati afirmou que, ao assumir novamente, não faria novo reajuste na planta de valores do imposto.

No novo mandato, Belinati terá de lidar com o desafio da retomada econômica após a pandemia. Londrina perdeu mais de 6,6 mil postos de trabalho formais ao longo da crise causada pela covid-19, conforme dados do Caged divulgados em setembro referentes ao mês de julho.

Em entrevistas a veículos da cidade, o prefeito diz que aposta na desburocratização e na criação de uma Cidade Industrial, área voltada à instalação de companhias, para tornar Londrina mais atrativa às empresas.