Topo

Porto Alegre: Marchezan e Melo brigam para disputar 2° turno com Manuela

Manuela D"Avila (PCdoB) lidera a pesquisa Ibope para a Prefeitura de Porto Alegre - Danilo Christidis/Divulgação
Manuela D'Avila (PCdoB) lidera a pesquisa Ibope para a Prefeitura de Porto Alegre Imagem: Danilo Christidis/Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

15/11/2020 00h01

Pesquisa Ibope divulgada ontem (14) mostra que Manuela D'Ávila (PCdoB), com 40% das intenções de votos válidos, estará no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Porto Alegre, e haverá uma disputa acirrada para definir quem será seu oponente.

Sebastião Melo (MDB), com 25%, desponta como provável adversário de Manuela. Candidato à reeleição, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aparece em terceiro, com 17%, mas a diferença entre ele e Melo pode ser de dois pontos percentuais, considerando o cenário mais favorável ao atual prefeito, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Um fator alterou as peças do tabuleiro quatro dias antes do primeiro turno na capital gaúcha. Na última quarta-feira (11), José Fortunati (PTB) renunciou à disputa após o registro de seu vice, André Martins de Lima Cecchini (Patriotas), ser negado pela Justiça eleitoral.

Nas pesquisas do Ibope, Fortunati aparecia em segundo lugar, empatado tecnicamente com Marchezan Jr. e com Melo, que foi vice-prefeito entre 2013 e 2017.

Após a renúncia, o partido de Fortunati, o PTB, anunciou apoio à candidatura de Melo. Em relação à pesquisa Ibope anterior, de 29 de outubro, o emedebista subiu de 16% para 25% nos votos válidos, o que pode indicar uma migração dos eleitores de Fortunati em direção a Melo. Já Marchezan Jr. ficou estacionado nos 17%.

Para este levantamento divulgado ontem, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 12 e 14 de novembro. Encomendada pela RBS TV, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-02998/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Candidatura indeferida

Luiz Delvair (PCO) está com a situação indefinida. Na última terça-feira (10), o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) manteve indeferida a candidatura dele, seguindo decisão de final de outubro. Conforme o tribunal, o político deixou de apresentar as contas relativas às eleições de 2016, quando concorreu a vereador.

Delvair entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Assim, ele aparecerá nas urnas como opção aos eleitores, e os votos podem ser contabilizados ou não, dependendo da decisão do TSE — última instância à qual ele pode recorrer.

A disputa pela Prefeitura de Porto Alegre ganhou contornos de rivalidade, com ataques entre os candidatos durante a campanha. Manuela e Marchezan Jr. foram os principais alvos durante os debates.