Topo

'Democracia venceu os conspiradores', diz Doria após eleições municipais

Allan Brito e Rafael Bragança

Do UOL, em São Paulo e Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/11/2020 13h06

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), valorizou hoje os resultados do primeiro turno das eleições municipais no país. Doria, que apoia na capital do estado a reeleição de Bruno Covas (PSDB), reforçou sua confiança no sistema eleitoral brasileiro e disse que "a democracia venceu os conspiradores", em referência àqueles que colocam a confiança das urnas eletrônicas em dúvida.

"Nossa democracia, tantas vezes atacada por extremistas, mostrou vitalidade. A democracia venceu os conspiradores. Quero afirmar minha confiança na Justiça Eleitoral, no estado ou no âmbito nacional", afirmou Doria durante entrevista coletiva no Palácios dos Bandeirantes, em São Paulo.

"Os problemas técnicos foram superados. O Brasil tem um sistema eleitoral seguro, moderno e eficiente", acrescentou o governador. "Não há razão para duvidar da eficiência e inviolabilidade do sistema eleitoral. Propagadores de fake news são os mesmos que procuram falsear a verdade e formular acusações contra e legitimidade da eleição", afirmou.

A declaração de Doria acontece porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) teve dificuldades para somar os votos durante a apuração de ontem à noite. O presidente do órgão, Luís Roberto Barroso, explicou que aconteceu uma falha em um dos supercomputadores que recebeu os votos, mas disse que isso não afetou a integridade da apuração. Apesar do atraso, grande parte dos resultados foi divulgada até o final da noite de domingo.

Mas bastou esse problema para que surgissem teorias da conspiração sobre uma possível fraude na eleição. Joice Hasselmann (PSL), candidata a prefeita de São Paulo, que já foi aliada de Doria, chegou a dizer que a apuração teve "todo cheiro" de fraude. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), outro que já foi aliado de Doria, mas agora é adversário dele, também criticou o sistema eleitoral do país.

Além de falar sobre a apuração, Doria também se posicionou sobre o duelo entre Bruno Covas e Guilherme Boulos (PSOL) no 2º turno da eleição de São Paulo. Ele criticou o adversário de Covas e disse que é bem diferente dele.