Topo

'Eu busquei apoio do Russomanno', diz Covas

Prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, encontra vereadores eleitos na sede do partido em São Paulo - Lucas Borges Teixeira/UOL
Prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, encontra vereadores eleitos na sede do partido em São Paulo Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

17/11/2020 20h34Atualizada em 18/11/2020 10h05

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, disse que foi buscar o apoio de Celso Russomanno (Republicanos) no segundo turno. Em evento nesta terça (17), Covas disse estar "muito honrado" e não descarta aparição pública com o ex-adversário.

"Fomos buscar apoio do Russomanno, perguntar se nesse segundo turno era possível contar com apoio dele, já que a gente não contou no primeiro turno", afirmou o prefeito após reunião com vereadores eleitos.

Segundo ele, a negociação foi feita por meio do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. "O partido entende que a moderação e o equilíbrio são fundamentais para que a cidade possa avançar", diz uma nota do Republicanos ao confirmar o apoio a Covas.

Em setembro deste ano, o Republicanos chegou a cogitar retirar a pré-candidatura de Russomanno à prefeitura para integrar a chapa de Covas, que o partido apoia na Câmara Municipal. As negociações não foram para frente.

"Muito me honra receber mais um apoio, somado também ao apoio do Andrea Matarazzo", completou Covas. Como Russomanno, o candidato do PSD, ex-tucano, anunciou apoio à chapa nesta terça.

Covas afirmou ainda que não recusaria participar de agendas públicas junto ao ex-adversário. No primeiro turno, Russomanno sugeriu que quem deveria falar se o prefeito termina ou não o segundo mandado "é o médico dele". Covas enfrenta um tratamento contra o câncer sem previsão de término.

"Apoio não se nega. Ele já soltou uma nota publicando esse tipo de apoio. Não há nenhum problema em tirar foto com Celso Russomanno", declarou Covas.

O prefeito não confirmou nenhum novo possível apoio, disse apenas que "as conversas estão sendo conduzidas pela coordenação de campanha".

No evento, além de vereadores da chapa, estava o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL-SP). Ele disse estar declarando apoio pessoal e não pelo partido. Joice Hasselmann, crítica ferrenha da gestão tucana, ainda não se pronunciou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no terceiro parágrafo, Covas disse que conversou com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. O texto foi corrigido.