Topo

Filho diz que inflamação no pulmão de Maguito Vilela dá "sinais de redução"

O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12/11 - Divulgação
O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12/11 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/11/2020 19h33

O ex-deputado Daniel Vilela afirmou que boletim médico divulgado na tarde de hoje indica que a inflamação no pulmão do pai e candidato à Prefeitura de Goiânia (GO), Maguito Vilela, começa a dar "sinais de redução".

Maguito Vilela está internado desde 27 de outubro após testar positivo para a covid-19, e recentemente foi transferido para o Hospital Israelista Albert Einstein, em São Paulo. Ele chegou a ser intubado e com ventilação mecânica devido à piora pulmonar.

"Boletim médico divulgado nesta tarde afirma que a inflamação nos pulmões de Maguito Vilela dá sinais de redução. Vamos vencer a covid", publicou o filho, demonstrando entusiasmo com a recuperação.

Segundo o boletim médico divulgado hoje diz que o candidato do MDB segue estável, "com controle e estabilização das funções vitais e com sinais de redução do processo inflamatório dos pulmões".

O boletim é assinado pelos pneumologistas Carmen Barbas e Marcelo Rabahi, e pelo diretor Médico e de Serviços Hospital do Albert Einstein, dr. Miguel Cendoroglo.

Rival cita farsa; filho de Maguito diz que vai processá-lo

No início da semana, o candidato rival à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), questionou a forma de divulgação do estado de saúde de seu adversário, Maguito Vilela. Para Vanderlan, a campanha estaria "enganando o eleitor ao dizer que Maguito está bem quando, na verdade, não está".

"Está muito estranha a forma com que estão falando dessa doença dele, tentando passar que ele está melhorando. A gente sabe que a situação é muito complicada", disse o candidato em entrevista à Rádio Sagres. "Vem essa lorota toda, essa conversa estranha. 'Ele está bem', 'ele está bem', mas vai ter que ser intubado de novo. Nós estamos vivendo em Goiás um estelionato eleitoral."

Em nota, Daniel Filho disse que as declarações do candidato causaram "perplexidade e indignação" e garantiu que vai processá-lo. "Não vou permitir esse tipo de atitude covarde e a nossa campanha vai acioná-lo judicialmente".

Ausência em campanha

Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso vão disputar o segundo turno pela Prefeitura de Goiânia. Os dois estiveram empatados em primeiro lugar em pesquisas das intenções de voto desde o início da campanha. O atual prefeito da cidade, o emedebista Iris Rezende, aposentou-se da vida pública e não manifestou apoio a nenhum candidato.

Maguito teve 36,03% dos votos e Vanderlan, 24,67%.

A campanha de Maguito para as eleições deste ano foi prejudicada por sua ausência em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Seu candidato a vice, o vereador Rogério Cruz (Republicanos), também foi infectado pelo novo coronavírus durante a campanha.