Topo

Ibope em Goiânia: Maguito Vilela lidera com 54%; Vanderlan Cardoso tem 31%

Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB), adversários no 2º turno da eleição para prefeito de Goiânia (GO) - Marcos Oliveira/Agência Senado e Reprodução/Facebook
Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB), adversários no 2º turno da eleição para prefeito de Goiânia (GO) Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado e Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 19h37Atualizada em 24/11/2020 21h12

Internado há quase um mês por conta da covid-19, Maguito Vilela (MDB) lidera com 54% na mais recente pesquisa Ibope para a Prefeitura de Goiânia divulgada hoje. Este é o primeiro levantamento com o cenário do segundo turno.

Em segundo lugar, Vanderlan Cardoso (PSD), aparece com 31%. Neste momento, 11% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou anular, enquanto 3% dizem não saber ou preferir não responder à pergunta.

Excluindo-se brancos, nulos e indecisos, o percentual de votos válidos é de:

  • Maguito Vilela: 63%
  • Vanderlan Cardoso: 37%

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%, ou seja, é essa a probabilidade de os resultados retratarem o cenário das urnas caso as eleições acontecessem hoje.

O Ibope ouviu 602 eleitores presencialmente entre os dias 22 e 24 de novembro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número GO-02435/2020 e encomendada pela TV Anhanguera.

Maguito está 'estável', diz boletim

Maguito Vilela está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi intubado duas vezes — a mais recente há nove dias. Hoje, segundo último boletim, ele fez uma traqueostomia, cirurgia que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para ajudar o paciente a respirar.

A decisão pela traqueostomia foi tomada justamente pelo tempo que Maguito passou e ainda passa intubado. Ele também tem feito diálise e está ligado à ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal, na sigla em inglês), aparelho capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos.

Apesar disso, seu quadro clínico é estável, ainda de acordo com o boletim.

Recentemente, Vanderlan Cardoso questionou a forma de divulgação do estado de saúde do adversário. Para o candidato do PSD, a campanha de Maguito está enganando o eleitor ao dizer que ele está bem quando, na verdade, não está.

"Está muito estranha a forma com que estão falando dessa doença dele, tentando passar que ele está melhorando. A gente sabe que a situação é muito complicada", disse Vanderlan em entrevista à Rádio Sagres. "Vem essa lorota toda, essa conversa estranha. 'Ele está bem', 'ele está bem', mas vai ter que ser intubado de novo. Nós estamos vivendo um estelionato eleitoral em Goiás."