Topo

Internado com covid, Maguito Vilela passa por traqueostomia e está estável

Maguito Vilela (MDB) está internado há quase um mês e já foi intubado duas vezes, a última em 15/11 - Reprodução/Instagram
Maguito Vilela (MDB) está internado há quase um mês e já foi intubado duas vezes, a última em 15/11 Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 20h55Atualizada em 25/11/2020 10h39

Candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) foi submetido hoje a uma traqueostomia, cirurgia que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para ajudar o paciente a respirar. Maguito está internado com covid-19 desde 27 de outubro e já foi intubado duas vezes — a mais recente há nove dias.

Segundo último boletim médico, a decisão pela traqueostomia foi tomada justamente pelo tempo que Maguito passou e ainda passa intubado. Ele também tem feito diálise e está ligado à ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal, na sigla em inglês), aparelho capaz de funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos.

Apesar disso, seu quadro clínico é estável, ainda de acordo com o boletim. Maguito está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O emedebista foi o primeiro colocado no primeiro turno das eleições, tendo conquistado 36,02% dos votos válidos em Goiânia. Já Vanderlan Cardoso alcançou 24,67%. Os dois disputarão o segundo turno, marcado para o próximo domingo (29).

Recentemente, Vanderlan questionou a forma de divulgação do estado de saúde do adversário. Para o candidato do PSD, a campanha de Maguito está enganando o eleitor ao dizer que ele está bem quando, na verdade, não está.

"Está muito estranha a forma com que estão falando dessa doença dele, tentando passar que ele está melhorando. A gente sabe que a situação é muito complicada", disse Vanderlan em entrevista à Rádio Sagres. "Vem essa lorota toda, essa conversa estranha. 'Ele está bem', 'ele está bem', mas vai ter que ser intubado de novo. Nós estamos vivendo um estelionato eleitoral em Goiás."

Ibope mostra Maguito à frente

Maguito e Vanderlan - Reprodução/Facebook e Instagram - Reprodução/Facebook e Instagram
Imagem: Reprodução/Facebook e Instagram

Mesmo internado, Maguito Vilela lidera a disputa pela prefeitura de Goiânia, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje. O candidato do MDB aparece com 63% das intenções de votos válidos, 26 pontos percentuais à frente de Vanderlan Cardoso, que tem 37%.

Considerando a margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Maguito pode ter entre 59% e 67%. Já o candidato do PSD varia entre 33% e 41%.

Os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, são o mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da apuração. Para ser eleito em segundo turno, um candidato precisa atingir mais da metade do total de votos válidos — a maioria simples.

Para este levantamento, foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 22 e 24 de novembro, de forma presencial. A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo na região, e está registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) sob o protocolo GO-02435/2020.