Topo

Após recorde de abstenções, Barroso pede que eleitor vote no segundo turno

Guilherme Mazieiro e Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

28/11/2020 20h30Atualizada em 28/11/2020 22h57

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luis Roberto Barroso, pediu hoje em pronunciamento no rádio e na TV, que os eleitores de cidades com segundo turno votem amanhã (29). No primeiro turno das eleições, o país registrou recorde de abstenção, de 23,1 % —o maior percentual de eleitores que não foram às urnas em 20 anos.

Apesar do recorde, Barroso considerou que no primeiro turno houve "um nível de abstenção relativamente baixo para eleições realizadas em plena pandemia". Segundo a Justiça Eleitoral, o número de abstenções vem aumentando nos últimos anos. Nas disputas municipais foi de 16,4% em 2012 e de 17,6% em 2016. Nas eleições gerais, chegou a 19,4% em 2014 e a 20,3% em 2018.

"Uma vez mais, venho pedir a todos os eleitores: não deixem de votar. Ajudem a escrever este segundo e último capítulo das Eleições de 2020. Além disso, votem conscientes. Vocês estarão decidindo o seu futuro, o futuro dos seus filhos e do seu país. Não entreguem aos outros o seu destino", afirmou Barroso.

No pronunciamento em cadeia nacional, Barroso não citou os ataques hackers ao sistema do TSE e a demora de mais de duas horas na totalização divulgação de resultados do primeiro turno, posteriormente atribuída a falta de teste no novo computador adquirido pelo tribunal para centralização a apuração dos votos no país.

Neste sábado, a PF (Polícia Federal) com auxílio da polícia portuguesa prendeu um suspeito de participar de ataques ao sistema do TSE, ocorrido antes do primeiro turno, em outubro.

O TSE informou que reforçou o sistema de informática para o segundo turno.

Votação amanhã

Em 57 municípios com mais de 200 mil eleitores haverá segundo turno para escolha de prefeito. Ao todo, 38 milhões de pessoas deverão ir às urnas. O segundo turno acontece quando nenhum dos concorrentes consegue maioria absoluta dos votos.

O ministro pediu para a população se proteger e seguir as medidas sanitárias como uso de máscara e distanciamento social.
Barroso agradeceu aos 2 milhões de mesários e servidores da Justiça Eleitoral que participam do processo eleitoral.

Em diversas cidades há aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus. No país, ao menos 171 mil mortes em decorrência da doença.

"Votem com segurança. Usem máscara e mantenham distanciamento social para protegerem a si mesmos e aos outros. Em breve, esta pandemia passará, e teremos muitas razões para celebrar a vida e a democracia brasileira.", afirmou Barroso.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!