Topo

Ibope em Belém: Edmilson Rodrigues cresce e chega a 58% dos votos válidos

Candidato do PSOL soma 58% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope - Reprodução/Facebook
Candidato do PSOL soma 58% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 20h00

A pesquisa Ibope divulgada hoje, véspera do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Belém, aponta a vitória de Edmilson Rodrigues (PSOL), que tem 58% dos votos válidos.

Em relação à pesquisa anterior, de 21 de novembro, o psolista subiu seis pontos percentuais. Já o seu adversário Delegado Eguchi (Patriota) caiu de 48% para 42%.

O percentual de votos válidos equivale à proporção de votos de cada candidato, descontados votos brancos e nulos e os eleitores indecisos.

No cálculo de votos totais, quando são incluídos brancos, nulos e eleitores indecisos, Rodrigues cresceu os mesmos seis pontos percentuais, de 45% para 51%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, ele varia de 47% a 55%. Já o Delegado Eguchi caiu de 43% para 37% e tem entre 33% e 41%.

Porcentagem Ibope de votos válidos:

  • Edmilson Rodrigues (PSOL): 58%
  • Delegado Eguchi (Patriota): 42%

Porcentagem Ibope de votos totais:

  • Edmilson Rodrigues: 51%
  • Delegado Eguchi: 37%
  • Branco/nulo: 10%
  • Não sabe/prefere não opinar: 2%

A pesquisa Ibope ouviu 602 eleitores em Belém entre os dias 26 e 28 de novembro. Encomendada pela TV Liberal, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PA 05866/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!