Topo

Ibope: Hildon (51%) mantém liderança sobre Cristiane (34%) em Porto Velho

Candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP), que disputam a prefeitura de Porto Velho - Divulgação/Arte UOL
Candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP), que disputam a prefeitura de Porto Velho Imagem: Divulgação/Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

27/11/2020 20h19Atualizada em 27/11/2020 21h26

Candidato à reeleição, Hildon Chaves (PSDB) continua liderando a disputa contra Cristiane Lopes (Progressistas) pela Prefeitura de Porto Velho, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ibope. O tucano aparece com 51% das intenções de voto neste segundo turno, enquanto a adversária tem 34%.

Em relação ao último levantamento, divulgado no sábado (21), o cenário pouco mudou: Hildon oscilou positivamente de 49% para 51%; já Cristiane variou um ponto para cima, indo de 33% para 34%.

Considerando a margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o atual prefeito tem entre 47% e 55% dos votos, enquanto a candidata do Progressistas varia de 30% a 38%.

Brancos e nulos somaram 11%. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

Percentual de votos totais:

  • Hildon Chaves (PSDB): 51%
  • Cristiane Lopes (Progressistas): 34%
  • Brancos/nulos: 11%
  • Não souberam/não responderam: 4%

Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, a vantagem de Hildon é ainda maior, de 20 pontos percentuais. Neste cenário, o tucano tem 60% das intenções de voto, e Cristiane aparece com 40% —mesmas porcentagens alcançadas na pesquisa anterior.

Esse critério é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da apuração. Para ser eleito em segundo turno, basta que um candidato atinja a maioria —metade do total mais um— dos votos válidos.

Percentual de votos válidos:

  • Hildon Chaves (PSDB): 60%
  • Cristiane Lopes (Progressistas): 40%

Informações da pesquisa

O Ibope conversou com 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de novembro. Encomendada pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia) sob o protocolo RO-09943/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.