Ibope: Hildon (51%) mantém liderança sobre Cristiane (34%) em Porto Velho
Candidato à reeleição, Hildon Chaves (PSDB) continua liderando a disputa contra Cristiane Lopes (Progressistas) pela Prefeitura de Porto Velho, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ibope. O tucano aparece com 51% das intenções de voto neste segundo turno, enquanto a adversária tem 34%.
Em relação ao último levantamento, divulgado no sábado (21), o cenário pouco mudou: Hildon oscilou positivamente de 49% para 51%; já Cristiane variou um ponto para cima, indo de 33% para 34%.
Considerando a margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o atual prefeito tem entre 47% e 55% dos votos, enquanto a candidata do Progressistas varia de 30% a 38%.
Brancos e nulos somaram 11%. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.
Percentual de votos totais:
- Hildon Chaves (PSDB): 51%
- Cristiane Lopes (Progressistas): 34%
- Brancos/nulos: 11%
- Não souberam/não responderam: 4%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, a vantagem de Hildon é ainda maior, de 20 pontos percentuais. Neste cenário, o tucano tem 60% das intenções de voto, e Cristiane aparece com 40% —mesmas porcentagens alcançadas na pesquisa anterior.
Esse critério é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da apuração. Para ser eleito em segundo turno, basta que um candidato atinja a maioria —metade do total mais um— dos votos válidos.
Percentual de votos válidos:
- Hildon Chaves (PSDB): 60%
- Cristiane Lopes (Progressistas): 40%
Informações da pesquisa
O Ibope conversou com 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de novembro. Encomendada pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia) sob o protocolo RO-09943/2020.
O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.