Topo

RJ: Pesquisa Ipec mostra empate técnico entre Castro, 21%, e Freixo, 17%

Do UOL, no Rio

15/08/2022 20h09

Ipec - Pesquisa muito confiável -  -

Pesquisa Ipec divulgada hoje (15) aponta que Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na disputa para o governo do Rio de Janeiro. Os candidatos têm 21% e 17%, respectivamente, das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando o entrevistado é apresentado a uma lista de candidatos.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Nesses termos, Castro pode chegar a 18% e Freixo, a 20%.

Na pesquisa de hoje, Rodrigo Neves (PDT) aparece com 5% das intenções de voto e Wilson Witzel (PMB), com 4%. Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) estão empatados com 3%.

Brancos e nulos somam 29%, enquanto 10% disseram que não sabem ainda em quem votar ou não quiseram responder. Luiz Eugênio Honorato (PCO) não pontuou.

Os dados não podem ser comparados com a pesquisa de 21 de julho, pois a lista de candidatos mudou.

A pesquisa Ipec divulgada hoje foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número de identificação RJ-08527/2022. Foram entrevistados presencialmente 1.200 moradores do estado do Rio entre 12 e 14 de agosto em 37 municípios.

O nível de confiança é estimado em 95%. A contratante Globo Comunicação pagou R$ 93.456,52 pela pesquisa, com recursos próprios.

Este é o primeiro levantamento no Rio após o debate da Band, no último dia 7, em que Castro teve de responder sobre os cargos secretos em seu governo.

Série de reportagens do UOL mostrou que o governo do RJ criou ao menos 20 mil cargos secretos, sem qualquer transparência. Funcionários contratados por meio de cargos secretos pela Fundação Ceperj sacaram R$ 226,4 milhões em dinheiro no Banco Bradesco neste ano.

Primeiro turno

No cenário de pesquisa estimulada, as intenções de voto ficam da seguinte maneira:

  • Cláudio Castro (PL) - 21%
  • Marcelo Freixo (PSB) - 17%
  • Rodrigo Neves (PDT) - 5%
  • Wilson Witzel (PMB) - 4%
  • Cyro Garcia (PSTU) - 3%
  • Eduardo Serra (PCB) - 3%
  • Juliete (UP) - 3%
  • Milton Temer (PSOL) - 1%
  • Paulo Ganime (Novo) - 1%

No cenário de pesquisa espontânea, Castro registra 11% das intenções de voto; Freixo tem 5% e Neves, 1%. Os outros candidatos não pontuaram.

Milton Temer, candidato do PSOL, não irá concorrer porque o partido decidiu apoiar a candidatura de Freixo ao Palácio Guanabara. O ex-governador Witzel, que sofreu impeachment no ano passado, tem 4% e ainda busca na Justiça Eleitoral o direito de se candidatar.

Sobre o Ipec

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, instituto que encerrou as atividades após término do acordo de licenciamento da marca. Desde então, o Ipec segue a proposta de fazer as pesquisas nas casas dos eleitores, observando a distribuição dos votantes com base nos dados do último Censo, de 2010, da Pnad Contínua 2020 e os dados do TSE deste ano.

Comparadas com as pesquisas telefônicas, as presenciais tendem a ter menor rejeição, de acordo com o colunista do UOL José Roberto Toledo. "Pessoas que trabalham quase não atendem chamadas de números desconhecidos durante o expediente. Por esse e outros motivos, a taxa de recusa para pesquisas telefônicas tende a ser mais alta", explica.