Topo

Discussão com jornalistas, 'Bolsonaro preso': o que Ciro falou no Roda Viva

Colaboração para o UOL

16/08/2022 11h57Atualizada em 16/08/2022 13h48

Candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes foi o segundo entrevistado da série promovida pelo Roda Viva, da TV Cultura, com os candidatos ao Palácio do Planalto.

A conversa de ontem à noite foi marcada por declarações como o anúncio de que essa será sua última disputa presidencial, caso não seja eleito, e pela discussão que protagonizou com jornalistas durante o programa.

Pesquisa Ipec (ex-Ibope), contratada pela TV Globo e divulgada ontem, mostra Ciro Gomes em terceiro lugar, com 6%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 44%, enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), tem 32%.

Discussão com jornalistas

O bate-boca teve início após o candidato do PDT ser questionado pelo jornalista Flávio Costa sobre o discurso de pacto nacional e plebiscito após seis meses no cargo:

Quando Ciro começou a responder ao questionamento, a apresentadora Vera Magalhães o interrompeu, após duas tentativas sem sucesso:

Vera Magalhães: - Candidato, eu preciso lhe interromper porque senão vira discurso, e é uma entrevista. O senhor já falou tudo isso.

Ciro: - Mas ele [Flávio Costa] fez de conta que não ouviu. Isso não é discurso, não. É resposta objetiva para uma pessoa que não ouviu o que falei para o outro.

Ciro: Pra que essa hostilidade toda?

Vera: Não é hostilidade. O senhor foi hostil comigo, tentei lhe interromper umas duas vezes.

Bolsonaro vai ser preso

Ciro Gomes ainda afirmou, durante a entrevista, que o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, será preso caso não consiga se manter no cargo.

Vai ser preso porque é um criminoso. [...] Negacionismo, superfaturamento, roubalheira, botou o Brasil no fim da fila da vacina, briga com o Doria sobre vacina, matou o nosso povo.

Reportagem da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, revela que o presidente Jair Bolsonaro tem certeza que deve ser alvo de inquéritos que podem levar a sua prisão e de seus filhos, caso perca a disputa presidencial.

Bolsonaro teria repetido a hipótese a diversos interlocutores em Brasília, inclusive de seu próprio governo.

"Última vez que vou competir"

Durante a entrevista ao Roda Viva, Ciro Gomes também garantiu que esta é a quarta e última disputa presidencial da qual participa. O candidato do PDT também disse que não disputará a reeleição, caso vença o pleito.

A minha candidatura está posta porque é necessária. É a única alternativa de mudança do modelo econômico e de governança politica. É a quarta e última vez que eu vou competir. Se eu for eleito, vou abrir mão da reeleição. Se eu não for eleito, eu terei dado minha contribuição.

Contra armas em locais urbanos, a favor na zona rural

O candidato do PDT disse que, se eleito, vai revogar todos os decretos de Bolsonaro que flexibilizaram o porte e a posse de armas em ambiente urbano. Porém, Ciro defendeu o armamento na zona rural.

Na área rural, dentro do domicílio, eu considero razoável porque ali não tem um 190 para ligar. O exercício da autodefesa, infelizmente, é um imperativo das populações isoladas em bases rurais.

Militares da ativa serão proibidos na política

Ciro Gomes também afirmou que proibirá militares da ativa de ocuparem cargos comissionados políticos.

Começo com algumas questões normativas e outras de maior profundidade. Normativa: militar da ativa não participará mais de cargo comissionado político, todos estarão proibidos. [...] Na sequência vou fazer um esforço imenso de restaurar a condição de qualificação e os critérios de promoção.