Topo

Michelle ignora decisão de Bolsonaro e faz campanha para Damares no DF

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

18/08/2022 17h19

A primeira-dama Michelle Bolsonaro ignorou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de apoiar a candidatura da ex-ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), ao Senado pelo Distrito Federal, para dar suporte abertamente a ex-ministra da Mulher, Damares Alves (Republicanos), que também disputa a cadeira de senadora pelo DF.

Michelle gravou vídeo de campanha ao lado de Damares em que se refere à ex-ministra como sua candidata ao Senado Federal, e ressalta que ela é "uma mulher de fé" e de "resiliência".

"Olá, minha Brasília amada, estou aqui para te apresentar a minha candidata ao Senado Federal. Essa mulher que tem fé, resiliência e coragem para lutar por aqueles que mais precisam. Com Damares no Senado, ninguém vai ficar para trás", diz a primeira-dama.

Além do vídeo, Michelle Bolsonaro também posou para fotos com Damares Alves, que serão usadas pela candidata em sua campanha ao Congresso Nacional.

O apoio da primeira-dama à ex-ministra simboliza um racha no voto do eleitor conservador no Distrito Federal, que precisará escolher entre Flávia Arruda, que recebeu a chancela de Jair Bolsonaro, e do outro lado Damares, apoiada por Michelle.

Flávia, que foi ministra do atual governo e é mulher do ex-governador José Roberto Arruda, tem vinculado sua imagem à de Bolsonaro. Recentemente, ela participou de um evento ao lado de Jair Bolsonaro com prefeitos de todo o país e posou para fotos ao lado do mandatário. Na legenda, ela ressaltou a "aliança pela construção de um Brasil melhor".

Damares Alves e Flávia Arruda apoiam a chapa do atual governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), que buscará a reeleição. Oficialmente, Ibaneis apoia Flávia, após acordo com José Roberto Arruda para que o emedebista apoiasse sua esposa, em troca de sua desistência da corrida pelo governo local — quando candidato a governador, Arruda aparecia em segundo lugar nas pesquisas.

Segundo pesquisa Ipec para o Senado no Distrito Federal divulgada nesta semana, Flávia Arruda lidera a disputa com 36% das intenções de votos; Damares Alves aparece em segundo, com 15%. O terceiro lugar é ocupado por Rosilene Corrêa (PT), com 5% da preferência dos eleitores.

Michelle esteve no ato de lançamento

Uma das ministras mais fiéis ao governo Jair Bolsonaro, a candidatura de Damares Alves foi um pedido do próprio presidente que, inicialmente, pensou em lançá-la por São Paulo ou o Amapá. No entanto, quando Damares optou por disputar a vaga no Congresso por Brasília, isso provocou um racha no eleitorado bolsonarista na capital federal.

Michelle Bolsonaro, porém, sempre esteve ao lado de Damares e marcou presença no evento que oficializou a candidatura da ex-ministra, no começo do mês. A primeira-dama contrariou os desejos do presidente e chegou até a discursar no lançamento.

De mãos dadas com a ex-ministra, Michelle chamou Damares de amiga e falou que ela é "uma mulher que sempre teve um olhar muito especial aos mais vulneráveis e sempre deu voz a eles".

Emocionada, a primeira-dama falou para a candidata: "Estou com você sempre. Estou com você para um DF melhor".