Topo

Tales: Debate da Band pode ser momento para Lula se aproximar de Ciro Gomes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2022 14h57Atualizada em 19/08/2022 15h03

Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) confirmaram presença no debate presidencial que será realizado no dia 28 de agosto em formato pool com jornalistas do UOL, Folha, Band e TV Cultura. Há muita expectativa para o primeiro debate envolvendo os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto, mas além do aguardado embate, o colunista do UOL Tales Faria também destacou que essa pode ser uma oportunidade para o candidato do PT se aproximar de Ciro Gomes (PDT).

O candidato do PDT aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e, outrora aliado de Lula, Ciro não tem economizado nas críticas ao candidato do PT recentemente. Tales destacou que o sorteio do posicionamento dos candidatos, onde Lula ficará entre Bolsonaro e Ciro, pode ser a oportunidade de uma espécie de "acordo de paz" entre os antigos aliados. "Se conheço o Lula isso pode ser um momento para o Lula se aproximar do Ciro. O Lula está ali do lado do Ciro e vai tentar estabelecer um contato cordial com o Ciro e no presencial o Ciro não vai bater tanto no Lula quanto tem batido", disse durante participação no UOL News.

"Bolsonaro tem uma vantagem de não ter ficado exatamente ao lado do Ciro, porque o Ciro vai bater no Bolsonaro. Acho que ele deu muita sorte por ter a Simone [Tebet] do lado dele. De qualquer maneira não tem ali nenhum dos participantes, como teve em debates antigos com umas figuras que além de inexpressivas eram muito brigonas. Nenhuma delas ali é brigona e não vai ficar batendo demais nos outros, (...) vai ter alguma brigazinha mas nada demais", completou Tales.

O colunista do UOL ainda externou um temor que tem em relação ao desempenho do presidente Jair Bolsonaro no debate, lembrando que nas eleições de 2018 ele não se saiu bem nos embates contra a então candidata Marina Silva. "O Bolsonaro infelizmente é péssimo em debate, ele tomou um banho da Marina Silva no último debate e a Marina descascou com ele, ele não sabia o que responder. Não sei se ele melhorou agora, mas acho que vai sair um pouco de proa", analisou.

Veja o que mais de interessante rolou no UOL News:

Assessorias de Lula e Bolsonaro confirmam participação no primeiro debate presidencial

No próximo domingo (28) os candidatos estarão frente a frente para o primeiro debate presidencial das eleições com jornalistas do UOL, Folha, Band e TV Cultura. As assessorias de Lula e Bolsonaro confirmaram a participação e essa será a primeira vez que os presidenciáveis se encontrarão em um debate.

Um sorteio já definiu a posição dos candidatos no palco. Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Luiz Felipe D'Ávila (Novo); Soraya Thronike (União); Simone Tebet (MDB); Jair Bolsonaro (PL); Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Bombig: 'Bolsonaro com 'sangue nos olhos' não ganha eleição'

"Tenho ouvido que muita gente que está no entorno do Bolsonaro está dizendo que não vai ganhar a eleição assim e não adianta ficar com esse nervosismo e 'sangue nos olhos', não é o mesmo cenário de 2018. O cenário em 2018 era outro e havia um antipetismo muito grande, havia uma eleição em que grande parte do eleitorado buscou aquele que tinha condições de derrotar o PT, e dessa vez acho que não é assim", analisou Alberto Bombig durante participação no UOL News ao comentar o destempero de Jair Bolsonaro ao reagir contra o youtuber Wilker Leão, que o chamou de "tchutchuca do Centrão".

O colunista do UOL ainda destacou que o atual presidente ainda não encontrou o tom ideal de sua campanha e precisará fazer acenos aos eleitores mais moderados. "Acho que o Bolsonaro não encontrou ainda uma fórmula para se comportar nessa campanha. O número do Datafolha mostra que ele cresceu na base e tem muita gente que vota nele dizendo que é aqui que tem que focar, não nesta briga política, de xingamentos, é focar no eleitorado e mostrar o que o governo está fazendo e fazer algum aceno ao centro".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: