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O que dizem as pesquisas da corrida presidencial divulgadas nessa semana

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR
Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

20/08/2022 04h00Atualizada em 20/08/2022 08h01

A disputa eleitoral ao Palácio do Planalto teve dois importantes termômetros divulgados nesta semana: as pesquisas Ipec e Datafolha, realizadas presencialmente e publicadas na segunda-feira (15) e na quinta-feira (18), respectivamente, que apontam a continuidade da polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

As pesquisas vêm na esteira do início de pagamentos de benefícios pelo governo federal, como o Auxílio Brasil de R$ 600 e os auxílios taxista e caminhoneiro. A campanha de Bolsonaro não viu o presidente deslanchar e ficar próximo a Lula em consequência direta do impacto dos benefícios.

Na pesquisa Datafolha, Bolsonaro cresceu, enquanto o petista ficou no mesmo patamar. Colunistas do UOL apontam que esta tendência pode indicar que Lula bateu no "teto", mas Bolsonaro, não.

Também marcou a semana o começo oficial das campanhas eleitorais, autorizadas desde terça-feira (16). Entre as pesquisas, apenas o Datafolha entrevistou eleitores após as propagandas políticas terem iniciado.

Distâncias no 1º e 2º turno. Na pesquisa Ipec, Lula registrou 44% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro no 1º turno, uma distância de 12 pontos percentuais.

Ciro Gomes (PDT) ficou com 6%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os demais não pontuaram nesta que foi a primeira pesquisa do Ipec para presidente contratada pela TV Globo.

No segundo turno, Lula ganharia com 16 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro, aponta o Ipec:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51%
  • Jair Bolsonaro (PL): 35%
  • Branco/nulo: 9%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03980/2022 e custou R$ 231.156,29. Já o Datafolha registrou uma distância no 1º turno de 15 pontos entre Lula, com 47%, e Bolsonaro, que teve 32%. Na pesquisa anterior, o petista estava 18 pontos na frente.

Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 7%, Simone Tebet, com 2%, e Vera Lúcia, com 1%. Outros candidatos também não pontuaram.

Na disputa de segundo turno, Lula marca 17 pontos de vantagem em relação ao atual presidente:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 54%
  • Jair Bolsonaro (PL): 37%
  • Nenhum/branco/nulo: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

O índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-09404/2022 e teve custo de R$ 473.780,00.

Cenário dificulta Lula a levar eleições no 1º turno. Os cenários apontados pelo Ipec e pelo Datafolha deixam Lula no limite para vencer Bolsonaro sem a necessidade de um segundo turno. Para isso, o petista precisaria de 50% mais 1 dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. É necessário ressaltar a margem de erro de dois pontos para ambas as pesquisas:

Pesquisa Ipec

  • Lula (PT): 44% (51,7% dos votos válidos)
  • Somatória dos demais votos: 41%

Pesquisa Datafolha

  • Lula (PT): 47% (51% dos votos válidos)
  • Somatória dos demais votos: 42%

Lula sai na frente nos dois maiores colégios eleitorais do país. O Ipec, que fez recorte de cinco estados e do Distrito Federal, aponta que Lula ganharia em São Paulo, Minas Gerais e em Pernambuco, empataria no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e perderia no Distrito Federal, onde Bolsonaro se saiu melhor.

O Datafolha também aponta vantagem do ex-presidente em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país. Segundo a pesquisa, Lula também sai à frente no Rio de Janeiro, embora com vantagem menor dentre as demais comparações - de 6 pontos.

Lula se sai melhor entre pretos e pardos. No Datafolha, o petista tem 60% dos votos entre os que se autodeclaram pretos, enquanto Bolsonaro tem 19%.

Ainda no Datafolha, o atual chefe do Executivo empatou tecnicamente dentro da margem de erro com o Lula entre os eleitores autodeclarados brancos.

Eleitores por raça

Pesquisa Datafolha

  • Brancos: Lula: 40% x Bolsonaro 38%
  • Pretos: Lula 60% x Bolsonaro 19%
  • Pardos: Lula 48% x Bolsonaro 33%

Pesquisa Ipec

  • Branco: Lula 36% x Bolsonaro 32%
  • Preto/Pardo: Lula 44% x Bolsonaro 28%

Os institutos também fazem recortes por escolaridade na corrida presidencial. Lula também tem 55% das intenções de votos entre aqueles que declararam que só cursaram o ensino fundamental, segundo o levantamento do Datafolha, enquanto Bolsonaro alcança os 27%.

Entre aqueles que têm ensino superior, os dois empatam tecnicamente em ambas as pesquisas.

Eleitores por escolaridade

Pesquisa Datafolha

  • Ensino fundamental: Lula 55% x Bolsonaro 27%
  • Ensino médio: Lula 44% x Bolsonaro 34%
  • Ensino superior: Lula 40% x Bolsonaro 36%

Pesquisa Ipec

  • Ensino fundamental: Lula 49% x Bolsonaro 21%
  • Ensino médio: Lula 38% x Bolsonaro 33%
  • Ensino superior: Lula 35% x Bolsonaro 35%

Datafolha e Ipec também trazem recortes por religião. Os levantamentos apontaram que o ex-presidente Lula se sai melhor entre os entrevistados que se declaram católicos, enquanto Bolsonaro tem vantagem entre os evangélicos.

Popular entre os evangélicos, a primeira-dama vem fazendo discursos na campanha do presidente, em tom messiânico e repleto de menções à bíblia.

Eleitores por religião

Pesquisa Datafolha

  • Católicos: Lula 52% x Bolsonaro 27%
  • Evangélicos: Lula 32% x Bolsonaro 49%

Pesquisa Ipec

  • Católica: Lula 48% x Bolsonaro 24%
  • Evangélica: Lula 24% x Bolsonaro 44%

Sobre os institutos

O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.