Topo

'Mais importante é o agronegócio', diz Bolsonaro sobre proteção da Amazônia

Jair Bolsonaro em entrevista ao Pânico, na Jovem Pan - Reprodução
Jair Bolsonaro em entrevista ao Pânico, na Jovem Pan Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

26/08/2022 14h05Atualizada em 26/08/2022 15h16

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje que a questão "mais importante" na Amazônia atualmente é o agronegócio, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan.

O comentário foi feito pelo chefe do Executivo ao ser questionado sobre as críticas que tem recebido durante sua gestão de que o Brasil não tem condições de cuidar da floresta amazônica.

"Não vou falar nome de um país ou outro. O mais importante hoje é o agronegócio, segurança alimentar para o mundo", disse o presidente.

Segundo dados divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) na terça-feira (23), as queimadas na Amazônia explodiram e fizeram o bioma viver sua maior média diária de focos de calor sob o governo Bolsonaro.

Enquanto o presidente chamava de mentira no Jornal Nacional a fama de país destruidor da floresta, foi registrado um recorde de queimadas: 3.358 focos de incêndio, o maior número para o mês em pelo menos cinco anos.

Durante seu governo, Bolsonaro entrou em conflito várias vezes com o ator Leonardo DiCaprio nas redes sociais após o astro de Hollywood fazer críticas ao desmatamento na Amazônia. A última vez que os dois discutiram foi no mês passado.

Na ocasião, o mandatário reproduziu um vídeo do MapBiomas que DiCaprio publicou sobre as mudanças na região da floresta amazônica desde 2019. "Vocês querem mudar o mundo inteiro, mas nunca vocês mesmos", escreveu Bolsonaro.

Em outro momento da entrevista de hoje ao Pânico, o presidente disse que a aprovação do marco temporal de terras indígenas seria "o fim do agronegócio". Esse setor é um dos setores onde o presidente tem mais popularidade devido a medidas como a flexibilização para a posse de armas em áreas rurais do país.