Papai Noel, renda mínima e cuidado com bolso: o que Ciro Gomes falou
Em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, o candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, fez críticas aos demais presidenciáveis e defendeu mudanças na educação do país durante o primeiro debate entre os candidatos organizado em pool por UOL, Folha e TVs Bandeirantes e Cultura.
Eu quero encerrar essa disputa de quem é mais Papai Noel em véspera de eleição, mais R$ 200 de Bolsa Família, que mostra os limites politiqueiros da política de renda", Ciro Gomes
Ciro defendeu adotar o antigo projeto de renda mínima do petista Eduardo Suplicy. "O programa de renda mínima vai garantir R$ 1.000 por domicílio, e com isso acabo definitivamente e com essa a manipulação política demagógica da fome", disse.
Educação Ciro voltou a falar sobre educação como uma das suas principais propostas de governo.
Serei o presidente da educação e aquele que vai cuidar do bolso da família pobre brasileira", Ciro Gomes
Ele afirmou que o ensino da rede pública "é o da decoreba, sem graça", logo é necessário mudar esse padrão para o atual, conectado à tecnologia.
O pedetista destacou a necessidade de incentivar os professores e também instigar os alunos a pensarem "fora" do atual modelo similar ao do século 19. "Precisamos entender que, sem remuneração decente, isso não vai acontecer. O piso do magistério brasileiro, em comparação com o mundo, é vergonhoso."
O que Ciro disse ao aceno de Lula? Durante o debate, Ciro foi cortejado por Lula para uma possível aliança. "Eu estou construindo uma aliança política com dez partidos políticos, todos os partidos de esquerda e progressistas, e nós vamos ver, se ganharmos as eleições, tentar ver, sabe, se ainda conseguimos atrair o PDT para participar conosco do governo", disse o petista. Ciro, no entanto, não correspondeu diretamente ao aceno.
O Lula é esse encantador de serpente, vai na emoção das pessoas, cativa. Nós temos uma relação bastante antiga, e ele quer sempre trazer a coisas pro lado pessoal" Ciro Gomes
Economia bombando? Ciro Gomes disse que no Brasil "tudo está fora do lugar" e que ficou "chocado" ao ouvir Bolsonaro dizer que "a economia está bombando". Disse que cumprir metas de cobertura vacinal é o básico para qualquer governante e "sumiu tudo isso" na atualidade do país.
Se você olhar o Brasil, tudo está fora do lugar. Mas é tudo mesmo está fora do lugar. É uma coisa que me choca ouvir o Presidente Bolsonaro dizer que a economia está bombando. Hoje, no Brasil, meu irmão?" Ciro Gomes
Presidente Bolsonaro, o senhor, infelizmente, para mim, costuma falar muitos absurdos. Eu não sei se por maldade ou para desviar a atenção dos gravíssimos problemas do governo, seja de inflação, seja de corrupção, seja de problemas familiares" Ciro Gomes
O candidato do PDT fez ainda outras críticas a Bolsonaro e citou a atuação do presidente durante o auge da pandemia da covid-19 no Brasil.
Você que não aprende nada nunca. Por quê? Porque você é uma pessoa que não tem coração. Sabe, simular sufocamento na hora que o povo brasileiro estava faltando oxigênio em Manaus. Sabe, dizer que não é coveiro na hora que há milhões de famílias brasileiras e amigos, e nos enlutamos" Ciro Gomes
Ao chegar aos estúdios, Ciro disse ser uma pessoa "muito treinada" e conhecer seus concorrentes. Ele disse ainda que seu objetivo no debate hoje é apresentar suas ideias e propostas para o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.