Topo

Seguranças de Lula e Bolsonaro pedem, e ordem de candidatos no púlpito muda

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 20h09Atualizada em 28/08/2022 21h12

Após um pedido das equipes de segurança do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois candidatos à Presidência foram mudados de posição no estúdio pela organização do debate, que acontece na noite de hoje (28) às 21h nos estudos da TV Bandeirantes, em São Paulo. O debate é organizado pelo UOL em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura.

Lula e Bolsonaro haviam sido posicionados lado a lado após um sorteio dos organizadores com a assessoria das campanha, mas a segurança dos dois decidiu pedir para mudar faltando pouco mais de uma hora para o início do debate.

Com a decisão, Lula foi colocado ao lado de Simone Tebet (MDB), enquanto Ciro Gomes (PDT) acabou posicionado ao lado de Bolsonaro. A ordem dos candidatos no estúdio ficou assim, da esquerda para a direita:

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Lula e Tebet.

Ciro não gostou da mudança e reclamou no Twitter. "A emissora aceitou a pressão das candidaturas de Lula e Bolsonaro e alterou, de forma unilateral, o posicionamento dos candidatos no palco", escreveu.

Esta será a primeira oportunidade para que os candidatos ao Palácio do Planalto fiquem frente a frente para debater suas propostas para as eleições deste ano.

Todos os candidatos já chegaram aos estúdios. A ordem de chegada foi a seguinte: Soraya, D'Avila, Tebet, Ciro e Lula e Bolsonaro.

Veja o que os candidatos disseram ao chegar:

Veja abaixo as regras do debate UOL para presidente:

Primeiro Bloco

O debate vai começar com todos os candidatos respondendo perguntas sobre os programas de governo. Cada um dos seis presidenciáveis convidados terá um minuto e meio para responder.

Será uma mesma pergunta para cada dois candidatos. "As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteado na reunião com os assessores".

Depois, os candidatos poderão questionar seus adversários. Também por ordem de sorteio, cada candidato terá um minuto para fazer a pergunta ao adversário escolhido. O candidato que for responder terá até 4 minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou terá mais um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem. O primeiro a perguntar será Bolsonaro

Segundo Bloco

No segundo bloco, seis jornalistas das empresas que organizam o debate farão perguntas para os candidatos e escolherão quem deve comentar. Será um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responder também terá 4 minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.

Os jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, ambos da Band, serão os mediadores nos dois primeiros blocos.

Terceiro Bloco

O terceiro e último bloco será um novo confronto direto entre os candidatos mediado pelos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura. Será um minuto para a pergunta, outro para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica.

Na sequência, mais uma série de perguntas programáticas para todos os candidatos, também em ordem sorteada, com um minuto para a resposta. Será uma pergunta para cada dois candidatos.

Logo após, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate.

Direito de Resposta

O candidato poderá pedir um direito de resposta apenas se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente ao mediador após o término da fala de quem estiver com a palavra.

O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.

UOL e Folha também irão promover debate com os candidatos a vice-presidente da República. O evento está agendado para 29 de setembro.

Além do debate no dia 28, em caso de segundo turno, a data para o encontro entre os dois candidatos mais votados será no dia 9 de outubro.