Ministro diz que 'todos serão Bonner' com Bolsonaro no debate
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou hoje considerar que a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate de hoje, às 21h, "será melhor" do que a entrevista com o chefe do Executivo no "Jornal Nacional", da TV Globo, na última segunda (22).
Na versão dele, "todos serão Bonner" com o candidato à reeleição —uma crítica ao apresentador do telejornal, William Bonner.
O debate de hoje é promovido em parceria entre UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura. O início será às 21h. Veja aqui como assistir, quais são os candidatos que estarão no estúdio e quais são as regras do programa.
Atritos com a Globo. Aliados de Bolsonaro reclamaram da postura do âncora da TV Globo durante a entrevista ao Jornal Nacional e reclamaram que ele teria sido imparcial na formulação das perguntas. A repercussão faz parte de uma estratégia de conflito que Bolsonaro trava com a maior emissora do país desde que foi eleito, em 2018.
"Meu prognóstico sobre o debate? Vai ser melhor ainda do que a 'sabatina'. Por que? Porque lá todos serão Bonner, mas o povo vai saber disso porque são adversários políticos declarados", comentou Nogueira, em mensagem publicada no Twitter.
Tudo é política. Para o ministro, o duelo com os oponentes faz parte do jogo político. "Vão atacar o presidente? Provavelmente. Mas o nome disso é política. Ninguém vai dizer que foi 'jornalismo'."
Aquecimento. Uma hora antes do início do debate, às 20h, o UOL faz um programa especial, direto dos estúdios da Band, em São Paulo, com a expectativa e os preparativos para o encontro.
Convidados. Os seguintes candidatos foram convidados a participar do debate no estúdio da Band: Luiz Felipe d'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).
Onde assistir? A transmissão de todo o programa acontece no Canal UOL, no YouTube, no Facebook, no Twitter e nas Smart TVs Samsung, sempre ao vivo.
Bolsonaro será o primeiro a perguntar. O debate deste domingo pode começar já em clima de confronto entre os dois candidatos que nutrem o maior clima de rivalidade entre si: Bolsonaro e Lula.
De acordo com as regras do programa, o atual presidente e candidato à reeleição será o primeiro a ter a possibilidade de fazer questionamentos aos concorrentes no bloco destinado a esse fim.
O evento é dividido em três momentos com perguntas sobre programas de governo, confronto entre os candidatos e perguntas dos jornalistas. Os blocos terão moderação de jornalistas dos veículos organizadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.