Topo

Post enganoso usa vídeo de Fabíola Cidral para atacar Vera Magalhães

Colaboração para o UOL

29/08/2022 18h54

Circula entre perfis bolsonaristas uma postagem que descontextualiza um vídeo da apresentadora Fabíola Cidral, do UOL, para atacar a jornalista Vera Magalhães.

Nas imagens, a âncora do UOL News fala sobre uma conversa que teve com a presidenciável Simone Tebet (MDB) nos bastidores do debate, nos estúdios da Band, do último domingo (28).

"Acho que o momento mais quente do debate foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram. E eu vou confessar uma coisa: eu conversei com ela logo na sequência, e ela disse que sabia que ele [Bolsonaro] ficaria nervoso", contou Fabíola. Segundo a jornalista, Tebet afirmou que "fez até de propósito para mostrar quem ele é".

A postagem compartilhada pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, diz que Fabíola se refere a Vera Magalhães, que foi atacada pelo chefe do Executivo durante o debate.

Durante o primeiro debate para presidente, promovido por UOL, Band, Folha de S. Paulo e TV Cultura, Bolsonaro atacou Vera Magalhães e a chamou de "vergonha do jornalismo". A ofensa aconteceu após a jornalista questionar o mandatário sobre vacinação.

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como este, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro.

Rejeitado pelo eleitorado feminino, Bolsonaro tem voltado a sua campanha, incluindo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro nos atos, por exemplo, para conseguir votos das mulheres.

Correção

O empreendedor Leandro Ruschel, apoiador de Bolsonaro, havia compartilhado em suas redes sociais o vídeo que descontextualiza a declaração da apresentadora Fabíola Cidral. No Twitter, ele afirmou que errou e fez a correção.

"Mais cedo postei um vídeo da Fabíola Cidral (âncora do debate), afirmando que ela estaria se referindo a Vera Magalhães sobre uma provocação a Bolsonaro. Na verdade, ela se referia à provocação da candidata Simone Tebet a Bolsonaro", escreveu ele.