Topo

Zambelli divulga suposto perfil de Silveira, que está com contas suspensas

O deputado Daniel Silveira, em evento no Planalto - Adriano Machado/Reuters
O deputado Daniel Silveira, em evento no Planalto Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/08/2022 20h44Atualizada em 29/08/2022 20h44

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compartilhou um suposto perfil do também deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ). O parlamentar está suspenso das redes sociais desde fevereiro de 2021, quando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas de Silveira nas redes sociais.

O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa de Daniel Silveira que, em primeiro momento disse "desconhecer" o perfil. Depois, o assessor informou ser "um perfil de algum apoiador": "Não é do deputado".

Até o início da noite desta segunda-feira (29), o perfil contava com aproximadamente 3,7 mil seguidores. Na descrição da página aparece a seguinte mensagem: "a intervenção através do Senado".

Já foram feitas três publicações. Em uma delas, o perfil diz que Silveira teve as redes "censuradas há um ano" e que é preciso "dar um basta" na situação. O post também convida para o "7 de Setembro" que, segundo o texto, "tem que ser gigante".

Em outro tweet, o perfil questiona se o senador Romário (PL-RJ) é mesmo o "candidato do Presidente Bolsonaro". O texto diz que "de 2018 para cá já deu para a direita amadurecer um pouco mais para não cair em esparrela ou confundir partido com Bolsonaro, menos ainda querer um déjà vu".

O UOL também entrou em contato com o Twitter para saber se a conta é do deputado, e se será suspensa por isso. Caso tenha resposta, o texto será atualizado.

Nas eleições deste ano, Silveira concorre a uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro. Na semana passada, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) atendeu um pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral) e suspendeu o repasse de verbas do fundo eleitoral para a campanha.

No último dia 25 de agosto, as redes sociais e as contas bancárias de Paola da Silva Daniel, esposa do deputado federal, foram suspensas pelo ministro Alexandre de Moraes, após Silveira usar as redes sociais da mulher para atacar Moraes. A esposa de Daniel é candidata a uma cadeira na Câmara pela mesma sigla do marido.