Topo

Ciro diz que comício foi a 'gente preparada': 'Imagina explicar na favela'

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 17h41Atualizada em 31/08/2022 18h15

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que fez um "comício para gente preparada" em encontro com empresários na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Ao detalhar o seu plano econômico ao grupo, o político fez uma comparação sobre como seria fazê-lo em uma favela.

A fala aconteceu após a apresentação, quando Ciro foi interrompido por um dos presentes. O empresário Luiz Césio Caetano, que já presidiu a federação, disse que a explicação foi como uma aula: "Candidato Ciro Gomes, parabéns pela sua aula. Acho que foi uma aula, pelo menos para mim foi."

Ao que o candidato respondeu: "na verdade é um comício, né!? Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, isso é um serviço pesado."

Ciro tenta crescer nas pesquisas, se distanciando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas enfrenta dificuldade. Pesquisa do Instituto Ipespe contratada pela XP Investimentos, feita por telefone e divulgada hoje, aponta o petista na liderança com 43% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente e candidato à reeleição, que obteve 35%. Ciro aparece bem mais atrás, com 9%, e empata tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB).

Ciro diz que Lula apresentou no JN uma ideia sua

Na sexta-feira passada, Ciro Gomes disse que a única proposta apresentada por Lula durante a sabatina no Jornal Nacional é dele: a de reestruturação da dívida dos consumidores. O candidato disse que não acha "nada ruim" que copiem suas ideias "porque elas não são minhas, mas do povo brasileiro".

"Mas se você for ver bem, essa foi a única proposta que Lula apresentou no 'JN'", disse, durante sabatina de o Globo, Rádio CBN e Jornal Valor Econômico.

Ainda segundo Ciro, as pessoas ficaram reféns dos bancos porque o governo Lula não baixou os juros, mas expandiu o crédito em 15% da proporção da riqueza brasileira.

* Com informações de Estadão Conteúdo