Topo

Em 2002, site bolsonaro.com.br indicava apoio a Ciro Gomes à presidência

Jair Messias Bolsonaro frente a frente com Ciro Gomes - Renato Pizzutto/Band
Jair Messias Bolsonaro frente a frente com Ciro Gomes Imagem: Renato Pizzutto/Band

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 15h32

Há 20 anos, o site oficial do então candidato a deputado federal Jair Bolsonaro trazia algumas propostas de campanha, fazia propaganda de seu filho mais velho, Flávio Bolsonaro, para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e apoiava Ciro Gomes para a disputa do Palácio do Planalto.

O site chamou a atenção na atual campanha eleitoral devido a uma nova direção: no endereço https://bolsonaro.com.br/, constam agora mensagens críticas a Bolsonaro e montagens que comparam o presidente a Adolf Hitler. O UOL entrou em contato com o Planalto para comentar o caso e aguarda retorno.

A captura do site antigo de Bolsonaro é possível devido à plataforma WayBack Machine, que permite a usuários salvarem páginas da internet para depois acessá-las. Neste caso, o acesso ao site foi feito em julho de 2002.

Naquele ano, Ciro disputava o pleito pelo PPS, atual Cidadania. Na disputa, estavam nomes como Anthony Garotinho, José Serra, Rui Costa e Zé Maria. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia vencedor para cumprir seu primeiro mandato.

Página oficial do site de Bolsonaro em 2002: presidente concorria a deputado federal e apoiava Ciro Gomes ao Planalto - Reprodução - Reprodução
Página oficial do site de Bolsonaro em 2002: presidente concorria a deputado federal e apoiava Ciro Gomes ao Planalto
Imagem: Reprodução

O site de Bolsonaro defendia primordialmente a questão militar, e criticava um ajuste feito na remuneração dos oficiais. Pautas consideradas "de costumes" ou conservadoras não tinham destaque naquela campanha.

Na disputa presidencial atual, Ciro aparece em terceiro lugar nas pesquisas presidenciais, por vezes empatado também com a senadora Simone Tebet (MDB). Lula lidera e Bolsonaro, que tenta a reeleição, está em segundo lugar.