Topo

7 de Setembro: Leia na íntegra o discurso de Bolsonaro no Rio

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 18h24Atualizada em 07/09/2022 19h55

Após participar da cerimônia pelo bicentenário da Independência do Brasil em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou de motociata e discursou para apoiadores em Copacabana.

Bolsonaro manteve o tom eleitoreiro adotado no primeiro discurso do dia. Não houve críticas diretas ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas uma menção à Corte, vaiada pelo público.

Leia aqui a íntegra do discurso do 7 de Setembro no Rio de Janeiro:

[Jair Bolsonaro]: (...) O Brasil é um país fantástico. Ninguém tem o que nós temos. Recursos, terras agricultáveis, clima aprazível, ninguém tem o que o Brasil tem. Costumo dizer: "Olhe o que Israel não tem e veja o que eles são. Agora olhe o que nós temos e o que ainda nós não somos". O que faltava para nós? Faltava acordarmos da letargia, da mentira, das palavras bonitas, mas de muita enganação sobre a sua população. Não sou muito bem-educado, falo palavrões, mas não sou ladrão.

[Multidão comemora]

O governo que teve a coragem de escolher um grupo de ministros nunca vistos na história do Brasil. Pessoas competentes, honradas, e patriotas, que aceitaram também essa missão de me ajudar a bem colocar o Brasil no rumo.

[Transmissão é interrompida por falha no sinal]

[Jair Bolsonaro]: O nosso governo é exemplo, somos hoje referência para o mundo todo, atendemos aos mais humildes, aos mais necessitados, quando erraram lá atrás com a política do fica em casa, a economia a gente vê depois. Atendemos 68 milhões de pessoas com o Auxílio Emergencial.

O Auxílio Emergencial proposto e aprovado pelo Congresso, de R$ 600, teve o triplo do valor cogitado pela equipe de Bolsonaro, de R$ 200.

Nosso povo estava condenado a passar fome. Atendemos aos mais humildes, aos mais necessitados. O Brasil hoje, os seus números da economia invejam o mundo todo. Teremos inflação esse ano sim, mas muito menor do que a Europa, do que até mesmo os Estados Unidos. Isso é comprometimento, é trabalho, é dedicação, é honestidade acima de tudo.

Também hoje vocês sabem que o Brasil está decolando, o Brasil está no rumo certo. O Brasil, hoje, além de referência, é admirado por todos os países. Temos uma política externa inigualável. Vamos negociar com a Rússia fertilizantes para o Brasil, mesmo com quase toda a imprensa contra e o mundo também. Garantimos a nossa segurança alimentar, e a segurança alimentar de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Mais do que as questões materiais, nós nos preocupamos também com a tradição do nosso povo. Nós somos um governo que sabemos que o nosso estado é laico, mas o seu presidente é cristão. Nós defendemos a vida desde a sua concepção. Não existe no nosso governo a ideia de legalizar o aborto.

O aborto só é legalizado no Brasil em três situações: em caso de estupro, quando a gestação representa risco de vida à mãe e em casos de fetos anencéfalos.

Nós sabemos o que uma mulher passa, uma mãe, quando tem dentro de casa um filho no mundo das drogas. Por isso, o nosso governo não aceita sequer discutir a legalização das drogas. O nosso governo defende crianças em sala de aulas. Não admitimos levar avante a ideologia de gênero.

Bolsonaro se refere à ideologia de gênero desde seu primeiro discurso como presidente. Entre pesquisadores da área, no entanto, essa linha de pensamento nem sequer existe.

Os nossos filhos são o nosso patrimônio, e a escola é lugar do garoto buscar conhecimento. Educação quem dá é o pai e a mãe. O nosso governo também respeita a propriedade privada. O nosso governo botou um fim as invasões do MST. Vocês não ouvem mais falar em invasão do MST pelo Brasil.

Demos dignidade aos assentados titulando terra para eles. O nosso governo também levou água para os nossos irmãos nordestinos com a transposição do rio São Francisco. O nosso governo ressuscitou o modal ferroviário no Brasil.

Juntas, as gestões de Lula, Dilma e Temer entregaram mais de 90% da infraestrutura da transposição do São Francisco, considerando a extensão inicial de 477 km

O nosso governo trata o povo com respeito, repito, três anos e meio sem corrupção. Isso não é virtude, isso é obrigação.

Mais cedo, no discurso em Brasilia, Bolsonaro também citou o combate à corrupção em seu governo. No entanto, o Brasil vem perdendo posições em rankings internacionais de combate à corrupção e a PGR (Procuradoria Geral da República) já arquivou 104 pedidos de investigação contra Bolsonaro encaminhados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Não adianta a esquerda nos atacar. Não estamos do lado da Venezuela, tampouco do lado da Nicarágua, que prende padre, expulsa feiras e fecha rádios e televisões católicas. O nosso governo respeita a sua carta à democracia, que é a nossa Constituição. O outro lado, que assina cartinhas, não respeita a nossa Constituição.

A imprensa, por mais que possa errar, defenderei até o último momento o direito de uma imprensa livre para que possa levar informações para vocês, e vocês decidirem se a imprensa está transmitindo informações verdadeiras ou não.

Eu tenho orgulho de ver o nosso mandato também, fazer ressurgir no Brasil o patriotismo. Hoje quando ando pelo Brasil, e todo mundo, num canto qualquer, sempre vendo nas portas das fazendas uma vara de bambu e uma bandeira verde e amarela na frente.

Somos um grande país. Temos tudo para realmente decolarmos, temos mais até do que uma potência econômica. Estamos fazendo isso, estamos trabalhando. Vocês sabem o que está acontecendo. O nosso governo não permite qualquer controle das mídias sociais. As mídias sociais vieram para libertar a nossa população.

Esperem uma reeleição para vocês verem se todos não vão jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Fizemos a campanha com João 8,32: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Depois passamos por outra passagem bíblica, que diz "Por falta de conhecimento, seu povo pereceu".

Hoje vocês sabem também como funciona a Câmara dos Deputados, sabem como funciona o Senado Federal. E sabem também como funciona o Supremo Tribunal Federal.

[Vaias]

[Jair Bolsonaro]: O conhecimento liberta. O conhecimento nos faz ganhar. O conhecimento garante a nossa liberdade. Hoje vocês sabem como é difícil como Presidente da República estar defendendo esse bem maior, maior do que a nossa própria vida, que é a nossa liberdade. Ela não tem preço. Se você na vida perder todos os seus bens, lá na frente você pode recuperá-los se tiver liberdade. Se você perder a liberdade, você perdeu tudo na vida.

Compare o Brasil com os países da América do Sul, compare com a Venezuela, compare com o que está acontecendo na Argentina, e compare com a Nicarágua. Em comum, esses países têm nomes que são amigos entre si. Todos os chefes dessas nações são amigos do quadrilheiro de nove dedos que disputa a eleição no Brasil. Esse tipo de gente tem que ser extirpado da vida pública.

Eu peço a vocês que não tentem convencer um esquerdista. Façam o contrário, fale para ele convencer você a ser esquerdista. Veja os argumentos deles, o que eles tenham falar para vocês. Não têm argumentos, são cabeças vazias. Pessoas que não têm nada a acrescentar. E depois que ele tentar te convencer, fale para ele onde ele está errado, porque eu sou Presidente da República de 215 milhões de brasileiros. Eu não quero o mal, eu não quero o mal para essas pessoas. Eu quero o bem delas. E elas têm que ter sua mente aberta, têm que conhecer a verdade, têm que ter conhecimento para que possam então estar do lado certo.

Vocês sabem que sem economia o povo sofre, e não queremos o sofrimento do nosso povo. Hoje eu estive em Brasília com os empresários acusados de golpistas. Pelo amor de deus. Estamos ao lado dessas pessoas que nada mais fizeram do que a sua privacidade violada. Nós não queremos que isso aconteça com vocês. Nós queremos que vocês cada vez mais tenham liberdade para decidir o seu futuro.

E indo para o encerramento. Nesse momento de decisão, e vocês sabem que nós somos escravos das nossas decisões. Veja a vida pregressa, não só pessoal, mas também ao longo do seu respectivo mandato, para vocês poderem bem fazer as suas decisões. Eu tenho certeza que vocês sabem o que devemos fazer para que o Brasil continue no caminho em que está. Vocês sabem também que hoje nós temos um governo que acredita em Deus, que respeita seus policiais e militares. Sabem que esse governo defende a família brasileira, e o que é mais importante, é um governo que deve lealdade ao seu povo. Eu irei para onde vocês apontarem.

Tenho certeza, seremos um governo muito melhor com a nossa reeleição com graça de Deus. A todos vocês, do Rio de Janeiro, do meu Brasil, muito obrigado por esse momento. Dou aleluia por esse momento fantástico que estamos vivendo. Voltamos a falar de política em praça pública, voltamos a acreditar na política tão desacreditadas em nosso país. Voltamos a sorrir, voltamos a discutir política com responsabilidade. Tenho certeza que atingiremos, não eu, mas o nosso objetivo para o bem da nossa Pátria.

Muito obrigado meu Rio de Janeiro. Hoje a noite, hoje a noite estarei no Maracanã, assistindo mais uma vitória do Flamengo. Para que no final o nosso Flamengo venha a ser mais uma vez campeão do mundo. Lá no Qatar. Muito obrigado a todos vocês. Brasil acima de tudo.