Topo

'Mostra todo seu desprezo pelas mulheres', diz Tebet sobre Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 17h47Atualizada em 07/09/2022 18h45

A candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) em discurso em Brasília pelo 7 de Setembro, que puxou um coro de "imbrochável" e comparou a esposa, Michelle Bolsonaro, a outras primeiras-damas. A senadora disse que se sente "envergonhada e desrespeitada" e que o chefe do Executivo mostrou sua "masculinidade tóxica e infantil".

"Vergonhoso e patético! No dia da Independência do Brasil, o Presidente mostra todo seu desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica e infantil. Como brasileira e mulher, me sinto envergonhada e desrespeitada", escreveu.

"Além de pária internacional devido à falta de segurança e estabilidade política, agora o país também vira motivo de chacota pelas falas machistas do seu líder, que deveria dar o exemplo. O Brasil não merece o governo que tem."

Durante o discurso ao lado de Michelle, Bolsonaro disse que "podemos fazer várias comparações, até entre as primeiras-damas", referindo-se, sem citar o nome de Janja, à esposa de seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente citou o que considera serem as qualidades da esposa: "uma mulher de Deus, família e ativa na minha vida".