Topo

Gabriel Monteiro entrega renúncia à candidatura ao TRE-RJ

07.abr.2022 - Então vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) em sessão na Câmara Municipal - Câmara Municipal do Rio de Janeiro
07.abr.2022 - Então vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) em sessão na Câmara Municipal Imagem: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

10/09/2022 18h25

Após o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidir que o ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) não poderia concorrer nas eleições deste ano, o youtuber e ex-policial militar entregou hoje ao Tribunal sua renúncia da corrida eleitoral.

Monteiro poderia recorrer da determinação, mas preferiu renunciar. Ele alegou desistir do pleito para deputado federal por "motivos pessoais". Ele foi cassado do cargo de vereador em agosto —os colegas dele entenderam que ele faltou com decoro e ética diante das denúncias de estupro, assédio sexual e assédio moral, além de uso do cargo para alavancar seu canal no Youtube.

Com a cassação, Gabriel Monteiro se tornou inelegível por oito anos.

Como foi o processo

A decisão do TRE-RJ foi tomada em resposta a uma impugnação feita pelo candidato a deputado federal André Barros (PSOL-RJ) com base no processo de cassação na Câmara Municipal do Rio.

O candidato do PSOL apresentou a impugnação no dia 5 de agosto, com base no relatório que pediu a cassação do vereador. O candidato não esperou a data de votação da cassação no plenário para não perder o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para impugnações.

Todo o pedido foi feito com base no relatório produzido pelo vereador do Rio e relator do processo contra Monteiro, Chico Alencar (PSOL).

No dia 19 de agosto, o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (sem partido), enviou à Justiça Eleitoral o ofício da perda de mandato de Monteiro "por conduta incompatível com o decoro parlamentar".