Topo

Fora da disputa, Marçal oficializa apoio a Bolsonaro: 'Ganhou um general'

Marçal posa ao lado de Bolsonaro - Reprodução/Twitter/pablomarçal
Marçal posa ao lado de Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter/pablomarçal

Do UOL, em São Paulo

13/09/2022 17h59

O coach Pablo Marçal (Pros), que teve a candidatura ao Palácio do Planalto barrada pelo plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), oficializou hoje apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Em seu perfil, nas redes sociais, Marçal disse que, "apesar de seus defeitos", Bolsonaro "ganhou um general".

É oficial! O Brasil está contra os dois. Lula e Haddad podem correr para a Venezuela, porque o Brasil é verde e amarelo. Jair Bolsonaro, você ganhou um General escudeiro e apesar dos seus defeitos eu não tenho vergonha de te defender. Pablo Marçal, no Twitter

Pablo Marçal é o segundo candidato à Presidência com o registro barrado pelo TSE. Na semana passada, os ministros rejeitaram por unanimidade o registro do ex-deputado Roberto Jefferson, que tentava disputar o pleito pelo PTB.

Apesar de declarar ter quatro milhões de intenções de voto, a pesquisa Datafolha realizada com entrevistas presenciais, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e TV Globo, e divulgada na semana passada, apontou o coach com 0% das intenções de voto do eleitorado. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 45%, e Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e agora tem 34%.

Já na pesquisa do Instituto Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), feita por telefone e divulgada hoje, o nome de Marçal constava na lista apresentada, mas não foi citado pelos entrevistados.

Após idas e vindas

O plenário do TSE barrou na última terça-feira (6) a candidatura do coach Pablo Marçal à Presidência, em um novo capítulo das disputas internas do Pros que levaram a sucessivas reviravoltas na Justiça.

Os ministros consideraram válida a anulação da convenção partidária realizada em julho que escolheu Marçal como candidato às eleições. O plenário também aprovou a adesão do partido à Coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A desistência da legenda do registro de candidatura de Marçal foi anunciada por Eurípedes Júnior, fundador do partido. Ele e outros integrantes de uma ala da legenda disputaram o comando da sigla em agosto com o então presidente do Pros, Marcus Holanda.

Holanda defendia uma candidatura própria, representada por Marçal, e por isso enviou o registro de candidatura do coach após convenção realizada no final de julho.

Em agosto, porém, após Eurípedes tomar o controle da legenda por meio de uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o Pros anunciou que abandonaria a candidatura para apoiar o ex-presidente Lula.

O relator do registro de candidatura, ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, votou para manter a posição adotada por Eurípedes.

Quem é Pablo Marçal?

Empresário e escritor de autoajuda, ele estaria em sua primeira empreitada em disputa pública. Ele anunciou a pré-candidatura pelo Pros em abril e, segundo o agregador de pesquisas do UOL, nunca chegou a 0,5% das intenções de voto.

Marçal é goiano e foi consultor empresarial até entrar no mundo de coach, influenciador digital e palestrante. Segundo seu portal oficial, Marçal é "cristão, filantropo, empreendedor imobiliário e digital, mentor, estrategista de negócios, especialista em branding e jurista por formação" e já escreveu 25 livros de autoajuda e motivação.

Ele apareceu no noticiário nacional no começo deste ano, quando liderou a subida de um grupo ao Pico do Marins, na região de Piquete, em São Paulo. Por pouco, a viagem não terminou em tragédia.

Com discurso motivacional, ele ignorou alerta de ventos fortes e levou mais de 30 pessoas à "expedição" na Serra da Mantiqueira. O Corpo de Bombeiros precisou entrar em ação e resgatar o grupo devido às intempéries climáticas —como rajadas de mais de 100 km/h. A turma perdeu barracas e suprimentos tentando avançar em meio à tempestade.